Foi há 20 anos que a supermodelo Cindy Crawford trocou juras de amor eterno com o empresário Rande Gerber. Passado tanto tempo, é quando surge ao lado do marido e dos dois filhos, Presley, de 18 anos, e Kaia, de 16, que parece estar no seu auge, e juntos formam o típico retrato de uma família feliz.
O vigésimo aniversário de matrimónio não é o único motivo de celebração, já que os filhos do casal parecem estar bem lançados nas suas carreiras como modelos, seguindo o exemplo dos pais, que começaram os respetivos percursos profissionais na mesma área. No início de fevereiro, Presley protagonizou um anuncio publicitário para a Pepsi, ao lado da mãe, que estreou no intervalo da 52ª edição da Super Bowl. A produção é uma recriação da campanha icónica protagonizada por Cindy para o mesmo evento desportivo em 1992.
Comparar a beleza de Kaia à da Crawford torna-se inevitável, não só pelo facto de ter sido capa da ‘Vogue Paris’ em fevereiro passado, mas também pelo facto de ter desfilado para marcas como Chanel, Fendi e Burberry. Protagonizou ainda campanhas publicitárias para a Versace e Marc Jacobs Beauty, e, mais recentemente, anunciou o lançamento de uma coleção-cápsula resultante de uma parceria com Karl Lagerfeld.
Kaia assume nunca se ter imaginado como uma das modelos mais requisitadas da indústria. “Não me vejo a mim própria como uma modelo porreira. Por alguma razão não tinha pensado nisto [moda] como um percurso na carreira”, admitiu no início deste ano.
Gerber tinha 10 anos quando participou na sua primeira produção fotográfica. Na altura, foi o rosto da linha Young Versace – a versão infantil da casa italiana de alta-costura- Depois de despertar a atenção dos estilistas na Semana da Moda de Nova Iorque, poucos dias após completar 16 anos – a mesma idade em que a mãe iniciou a sua carreira -, Kaia nunca mais parou. Já trabalhou para Alexander Wang, Marc Jacobs e Miu Miu, entre outras marcas.
Sempre ao lado da filha, Cindy Crawford é a melhor pessoa para a aconselhar e alertar para os principais perigos da indústria, não escondendo a dificuldade em aceitar o percurso precoce de Kaia. “Gostaria de a ter feito desacelerar ou desistir, mas a ‘máquina estava em andamento’ e era aquilo que ela realmente queria”, conta a ex-supermodelo acrescentando, contudo, a sua curiosidade pelo futuro que a espera. “Ela adora desfilar. Estou expectante por ver o que a espera no futuro.”
Apesar do fascínio pela moda, Kaia conhece bem as suas obrigações, não esquecendo que os estudos se encontram no topo das suas prioridades e que os desfiles são ocupam o seu tempo livre. Visivelmente satisfeita com esta experiência, a jovem garante que, pelo facto de gostar tanto desta área, “não sinto que esteja a trabalhar e ainda me divirto com isto”. Em setembro último, dividiu a passarela com a mãe no âmbito de um tributo a Gianni Versace, na Semana da Moda de Milão. Recordando o passado de olhos postos no futuro, foi possível ver Cindy Crawford ao lado das suas colegas icónicas da década de 1990, nomeadamente Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Helena Christensen e Carla Bruni, lado a lado com aquela que se julga ser a próxima geração de supermodelos: Gigi e Bella Hadid, Kendall Jenner e a própria Kaia.
Em jeito de brincadeira, Cindy recorda o dia que a filha lhe perguntou se, a propósito dessa ocasião, teria de desfilar ao lado da mãe, ao que esta respondeu: “Não. Eu não quero desfilar contigo. Eu vou desfilar com as mulheres da minha idade. Tu podes ir com as raparigas da tua idade”, rememorou.
Na verdade, esta não foi a primeira vez que mãe e filha trabalharam juntas. Ao lado de Presley e de Rande, participaram numa campanha para a Omega em Paris, em 2017. Contudo, apesar de a moda ser um negócio de família, não é isso que enche o coração da manequim veterana. “Aquilo que mais valorizo na vida são aquelas situações, com o meu marido, a minha filha, o meu filho, o nosso cão… a vida a sério”, disse acrescentando que esses foram “os mais importantes”.