A noiva do príncipe Harry já quebrou o protocolo algumas vezes, desde que o namoro foi tornado oficial. Contudo, Meghan Markle tornar-se-á membro da casa real britânica em menos de uma semana e as ‘falhas’ têm (obrigatoriamente) de diminuir. A atriz já iniciou, por isso, aulas de protocolo para que esteja tudo perfeito, à medida que nos aproximamos do esperado dia.
No entanto, esta não será uma tarefa fácil, dado o elevado número de regras protocolares a que a realeza britânica está obrigada.
Diz o protocolo real britânico que Meghan terá de fazer uma vénia para saudar a rainha, enquanto Harry terá de curvar o corpo para a frente; e que ambos têm de se levantar se a rainha se erguer – e esta parte já a noiva real provou saber fazer na perfeição. Além disso, nenhum súbdito pode contunuar a comer após a rainha terminar a refeição nem caminhar à sua frente – devendo permanecer ligeiramente atrás.
O casal está impedido de fazer manifestações públicas de afeto – nem sequer é suposto tocarem-se (e Harry e Meghan são conhecidos por dar as mãos nos eventos em que comparecem juntos).
Por seu lado, utilizar chapéus em eventos oficiais é obrigatório, excepto após as 18 horas – altura em que passa a ser proibido o seu uso, sendo permitido apenas tiaras.
A roupa preta vai passar a ser obrigatória na mala de viagem quando o casal deixar o país (antecipando a participação numa cerimónia fúnebre). Evitar peles verdadeiras no vestuário é uma regra também para evitar polémica.
À semelhança dos outros membros da família real, Meghan deverá abandonar as suas convicções políticas – pelo menos publicamente -, estando proibida (entre outras coisas) de votar. E deve a noiva entender que, quando a rainha colocar a sua mala em cima da mesa, qualquer assunto ou evento deve ser terminado ali.
Outra coisa a que Meghan Markle se terá de habituar é que o consumo de alho no Palácio de Buckingham foi interdito. A justificação é simples: a rainha não gosta, e o mesmo acontece com a massa e as batatas. Por outro lado, deve começar a colocar o dedo mindinho a segurar o fundo da chávena quando bebe chá.
Resta agora saber como vai a futura duquesa de Sussex adaptar-se à essência protocolar da sua nova vida real.