Quando subiu ao palco, Rita Blanco posou e confessou pensar que iria subir apenas para apresentar uma categoria, não para receber um prémio. Agradeceu a Francisco Pinto Balsemão, reconhecendo a gentileza e a educação que sempre encontrou na SIC, onde trabalha há mais de 20 anos. Acrescentou ainda um reconhecimento particular a quem segue o seu trabalho, sem o qual nada seria possível. “Devo este sítio onde estou ao público“, concluiu.
Rita Blanco tem 55 anos e estreou-se como atriz em 1983, com a peça Mariana Espera Casamento, encenada por Luís Miguel Cintra. Dois anos depois concluiu o Curso de Formação de Atores do Conservatório Nacional. Participou em vários filmes com os mais diversos realizadores: A Mulher Que Acreditava Ser a Presidente dos EUA e O Fatalista, de João Botelho; A Falha, de João Mário Grilo, Os Mutantes, de Teresa Villaverde, Inquietude, de Manoel Oliveira e O Último Mergulho, de João César Monteiro, entre muitos outros.
Em televisão fez a série A Mala de Cartão e trabalhou com Herman José na série Casino Royale. Participou em vários programas do humorista e em séries como Médico de Família e Conta-me como Foi. Em 2011, após dois anos de ausência, regressou à televisão na sitcom da SIC A Família Mata, no telefilme da TVI O Profeta e na segunda temporada de Maternidade, da RTP1. A atriz trabalhou com o encenador e cineasta João Canijo em teatro nas peças Crimes do Coração, Jogos de Praia, Confissões ao Luar e Sete Vidas. No cinema fez os filmes Três Menos Eu, Filha da Mãe, Ganhar a Vida – que lhe valeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz em 2002 – e Noite Escura. Em televisão a dupla trabalhou na minissérie Alentejo sem Lei e na série Sai da Minha Vida. Em 2012 voltou a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema, pelo desempenho no filme Sangue do Meu Sangue, de João Canijo. Ainda em cinema deu vida a Maria Ribeiro, a emigrante em França de A Gaiola Dourada, um filme de Rúben Alves, e conquistou o terceiro Globo. Fez parte do elenco das novelas Sol de Inverno e Coração d’Ouro, ambas da SIC, transmitidas respetivamente em 2013 e 2015. Integra atualmente a novela Paixão.
Na mesma categoria estavam nomeados Anabela Moreira (Fátima), Carla Galvão (A Fábrica de Nada) e Lia Carvalho (Verão Danado).
Veja a cobertura completa e as imagens exclusivas na edição desta semana da CARAS.