Um discurso curto, mas muito emotivo. Assim foi a reação de José Cid ao receber o Globo de Mérito e Excelência na gala do passado dia 20 de Maio, no Coliseu dos Recreios.
Francisco Pinto Balsemão subiu ao palco e deixou que um vídeo anunciasse o vencedor do prémio. O cantor assistia, da plateia, enquanto limpava as lágrimas, muito emocionado.
Após receber o globo, o artista começou por dizer: “Eu estou completamente surpreendido…a chorar até. E não sei o que vou dizer. Adoro-vos a vocês todos. Um grande aplauso para a minha mulher, que me tem ajudado tanto“.
Depois de outros breves agradecimentos, José Cid surpreendeu o público: “Eu nem vou falar, vou cantar. Posso? São só dez segundo, é como termino os meus concertos“.
E, a cantar, deixou os presentes rendidos à sua mensagem, “um abraço muito forte, um beijinho muito grande, obrigado por vos ter à minha volta. Esta ponte que há em nós, faz-nos sentir menos sós, e, a cantar, a vossa alma fica à solta, fica à solta, fica à solta, fica à solta, fica à solta“
Emocionado, terminou o discurso com um “Bem haja, muito obrigado!“, ao qual se seguiram vários aplausos.