“Foram os meses mais difíceis da minha vida, muitas vezes perguntei-me por que estava a passar por tantos obstáculos, houve dias em que não me queria levantar, nunca pensei que poderia perder a minha voz, pensei que perderia muito mais coisas na vida, mas nunca a minha voz. Quando me encontrei nessa situação, foram dias muito difíceis. “ Foi desta forma que Shakira se referiu ao que passou no último ano, quando os seus problemas com as cordas vocais – sofreu uma hemorragia – a obrigaram a cancelar a digressão El Dorado, que retomou em junho em Hamburgo.
As declarações da cantora colombiana foram feitas na sua cidade natal, Barranquilla, na Colômbia, numa conferencia de imprensa que antecedeu cerimónia de abertura dos XXIII Jogos da América Central e do Caribe.
A cantora estava visivelmente emocionada por este regresso, 12 anos depois do seu último concerto na cidade onde nasceu. Shakira confessou também que atravessar este momento duro fê-la dar mais importância à amizade mas também ao seu trabalho:”Nunca valorizei a minha carreira tanto quanto agora, nunca dei tanto valor ao facto de estar no palco e cantar com o público como agora”, disse.
Na cerimónia, que decorreu no Estádio Roberto Meléndez, a cantora atuou para mais de 20mil pessoas e disse que se sentiu “feliz por cantar em casa“.