“Tenho cancro da mama. Os meus trunfos são: amor, família, amizade, acreditar, andar em frente, vencer mais um obstáculo, vencer mais uma provação.Fui submetida, com sucesso, à cirurgia. Continuo entregue à medicina e a Deus. Em boas mãos! Agradeço o vosso apoio discreto e o absoluto respeito pela minha intimidade.”
As palavras são de Bárbara Guimarães, escritas e publicadas no passado dia 17 de agosto, enquanto recuperava da cirurgia a que na véspera tinha sido sujeita para extração de um tumor. Até esse momento, apenas um núcleo muito restrito de familiares e amigos da apresentadora da SIC sabia que ela estava doente. A notícia que mudou de novo a vida de Bárbara chegou três meses depois de a apresentadora cumprir 45 anos, que fez no dia 21 de abril, e dias antes de partir para umas férias com os filhos, Dinis, de 14 anos, e Carlota, de sete. Após semanas de exames, que incluíram as necessárias biópsias e ressonâncias, a apresentadora descobriu que tinha cancro da mama e que o primeiro passo seria uma cirurgia para extração do tumor. No dia 15 de agosto Bárbara desfrutava o último dia das férias previamente agendadas com os filhos num destino que já se tornou uma tradição familiar, a Praia Verde, no Sotavento Algarvio, e no dia seguinte dava entrada no Hospital da Luz, em Lisboa, onde seria operada. Uma intervenção cirúrgica que, ao que a CARAS apurou, foi realizada com êxito e permitiu preservar a mama da apresentadora. A equipa de médicos que segue Bárbara conta com o reconhecido especialista João Leal de Faria, em quem, como confirmaram à CARAS fontes próximas da apresentadora, Bárbara deposita toda a sua confiança.
Quem convive de perto com Bárbara não hesita em confirmar-nos que ela se mantém otimista face à doença. Conhecida pela coragem com que enfrenta as adversidades e pelo seu gosto pela vida, Bárbara, que está em casa a recuperar da cirurgia, já só pensa nos passos que precisa de dar para voltar a gozar de boa saúde. Para já, será necessária uma análise do tumor retirado, para determinar com exatidão o protocolo de tratamento a seguir, embora Bárbara já tenha sido informada pelos seus médicos da forte possibilidade de ter de realizar tratamentos de quimioterapia, seguidos de radioterapia. Algo que, como é natural, causa sempre algum receio, mas que a apresentadora se sente preparada para enfrentar, até porque, como a própria diz na mensagem em que deu a notícia, tem os trunfos de que precisa para vencer mais esta provação.
Neste momento delicado, o apoio tem vindo dos filhos, Dinis e Carlota, do namorado, Carlos Pegado, dos pais, dos irmãos e dos amigos. Recorde-se que ao longo do último ano Bárbara tem vindo a reconquistar o carinho do filho, Dinis, que, na sequência do polémico processo de divórcio de Manuel Maria Carrilho, ficou a viver com o pai. O próprio Dinis fez questão de mostrar publicamente o apoio que a CARAS sabe que tem dado à mãe desde o momento em que esta conversou com ele para lhe explicar a situação. E assim que a mãe divulgou a notícia da sua doença, ele escreveu nas redes sociais um carinhoso “sempre contigo”, acompanhado de um coração.
A CARAS contactou a apresentadora, que se mostrou emocionada com o apoio discreto que tem recebido de milhares de pessoas, mas preferindo, para já, não fazer mais declarações públicas sobre o momento que atravessa.
Completamente focada no tratamento, Bárbara sabe que tem pela frente longos e difíceis meses de luta, mas, acreditam os seus amigos mais próximos, não perderá a coragem nem a sua alegria de viver.
Texto: Natalina de Almeida
Bárbara Guimarães está otimista na luta contra o cancro da mama
Removido o tumor, Bárbara aguarda confirmação sobre se se deverá submeter a tratamentos de rádio e quimioterapia.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites