Passaram-se dez anos desde que Juliana Paes, de 39 anos, esteve em Lisboa, para gravar um anúncio e, apesar de garantir que sentiu saudades, acabou por ficar apenas uns dias e assistir à semifinal da 46.ª edição dos International Emmy Awards, a convite da Globo. “Não voltei antes, não por falta de vontade, mas porque entre um trabalho e outro não parei. Estou muito feliz por estar aqui e confesso que queria ficar mais tempo. Estou a achar que a cidade está linda, mais moderna, mais efervescente. Parece que tudo tem mais brilho”, constatou a atriz brasileira, acabada de chegar à sede da Globo, em Lisboa. A preocupação com as rotinas dos filhos, Pedro, de oito anos, e António, de cinco, fruto do seu casamento com Dudu Baptista, impede-a de querer arriscar trabalhar fora do seu país: “Adoraria passar uma temporada aqui. O que às vezes me trava em projetos de longa data é a família e os meus filhos. Durante os dez anos em que não vim cá, casei-me e fiz dois meninos [risos]. Sou uma mãe super presente e tento sempre sê-lo ao máximo em todas as alturas e custa-me pensar em algo que possa atrapalhar a rotina deles de escola para passar um tempo noutro lugar. Mas se fosse sozinha, não pensaria duas vezes.”
Casada há dez anos e com mais quatro de vida em comum, a atriz tem vivido altos e baixos no seu casamento: “Hoje em dia as pessoas acham que um ponto baixo é o momento da separação. Temos de entender que há fases boas e menos boas. Acredito que há alguns ingredientes para um casamento feliz: a vontade de estar junto, saber ceder, ser paciente, e isso é um exercício diário. Depois, tem de haver respeito e amizade e perceber que há fases boas e outras más. Há fases em que qualquer coisa dá choque entre o casal e há que deixar a vida seguir e pôr o foco noutro lugar para deixar essa fase passar. Tem de haver discussão do relacionamento. Os homens não gostam disso, mas tem de ser, faz parte [risos].”
Juliana acredita ainda que o tempo passado a dois, sem filhos, também é fundamental para o sucesso de qualquer relação: “Nós esquematizamos, literalmente, os programas a dois. Tenho casais amigos que nunca viajam sem filhos. Eu, apesar de toda a culpa que sinto, acho extremamente necessário haver um tempo apenas para o casal. Fazemos apenas pequenas viagens, porque não consigo ficar mais do que uma semana longe dos meus filhos, mas entendo que tem de ser. Acho que é mesmo muito importante, até para o bem estar familiar.”
Depois da marcante Bibi, personagem da novela A Força do Querer, a atriz esteve os últimos nove meses afastada da televisão. Ia começar a gravar o programa Melhores Anos da Sua Vida quando descobriu que tinha quistos nas cordas vocais, o que a fez interromper as gravações: “Comecei a observar que o meu timbre estava mais baixo. Achei que fosse cansaço e que tudo ia voltar ao normal, mas não aconteceu. Comecei a investigar e descobri dois quistos nas minhas cordas vocais, assim como muitos edemas. Decidi, juntamente com a produção do programa, que o melhor seria não iniciar o projeto e cuidar da minha voz, fazer os tratamentos e ser atenta aquele que é também um instrumento do meu trabalho. Para já, preciso de ter alguns cuidados, fazer alguns exercícios e fisioterapia, depois, tudo voltará ao normal e no início do ano estarei pronta para trabalhar.”
fotos: pedro jorge melo