Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu esta segunda-feira, 22 de outubro, um jantar em honra dos reis da Bélgica, presentes em Portugal para uma visita de três dias. A refeição teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e contou com a presença de inúmeras caras conhecidas.
Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, D. Duarte e D. Isabel, duques de Bragança, Diana de Cadaval e Charles-Philippe d’Orléans, Filomena Aguilar e Eduardo Ferro Rodrigues, Adriano e Mónica Moreira, Assunção Cristas e Tiago Machado, entre tantos outros.
O programa da visita para esta terça-feira contempla uma ida ao Oceanário durante a manhã, na qual os monarcas belgas serão informados das atividades desenvolvidas pela Fundação Oceano Azul. Seguidamente, a rainha Mathilde visitará a Fundação Champalimaud e o Rei Philippe participará no Seminário Económico Luso-Belga, na Fundação Calouste Gulbenkian, em cuja sessão inaugural estará também presente o Presidente da República.
Mathilde marcará ainda presença na Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, enquanto o marido visitará o Impact Hub. Para a tarde está prevista a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e a Bélgica. O dia terminará com uma receção na Fundação Calouste Gulbenkian.