Os últimos tempos não têm sido fáceis para Bárbara Guimarães, que, apesar das provações por que tem passado, tem conseguido manter o sorriso e a alegria que tão bem a caracterizam. Depois de, em 2013, ter iniciado um longo e desgastante processo de divórcio litigioso com Manuel Maria Carrilho, há apenas três meses a apresentadora anunciou nas suas redes sociais que luta contra um cancro da mama. “Fui submetida, com sucesso, à cirurgia. Continuo entregue à medicina e a Deus. Em boas mãos!”, explicou, acrescentando que irá “vencer mais um obstáculo, vencer mais uma provação”.
A notícia que veio abanar de novo os alicerces de Bárbara chegou logo após o seu 45.º aniversário e dias antes da partida para umas férias de verão na Praia Verde, com os filhos, Dinis, de 14 anos, e Carlota, de sete. No dia seguinte ao seu regresso, a 16 de agosto, a apresentadora foi submetida à extração do tumor, uma cirurgia realizada com êxito e que permitiu a preservação da mama. Entretanto, já começou os tratamentos de quimioterapia, que a levaram a tomar a decisão de cortar o cabelo e passar a usar uma peruca, para que os efeitos colaterais sejam menos visíveis. Posteriormente, a apresentadora da SIC terá ainda que fazer radioterapia.
Aguerrida como sempre, Bárbara tem feito por reagir, como ficou comprovado há dias, quando esteve na inauguração da loja de cerâmicas Costa Nova, na Rua Castilho, em Lisboa. Um momento que lhe permitiu conviver com alguns amigos, entre eles Joana Lemos, que tem estado incondicionalmente a seu lado nesta fase difícil, fazendo questão de mostrar o seu apoio à sua “guerreira preferida”. Joana tem, aliás, comentado regularmente, de forma muito positiva, os posts que Bárbara partilha nas redes sociais sobre a forma como tem encarado a doença e o progresso dos tratamentos.
Sem querer alongar-se sobre o momento que atravessa, e preferindo antes falar do seu encantamento por loiças, motivo que a levou à inauguração do espaço, a apresentadora demonstrou que continua a encarar a vida com otimismo e revelou estar muito emocionada e feliz com o apoio que tem recebido de milhares de pessoas.
– Por vezes, as loiças são desvalorizadas, mas a verdade é que contam histórias e momentos de partilha em família…
Bárbara Guimarães – É verdade, e eu de facto valorizo-as muito. Gosto muito de pôr uma mesa bonita, de ter loiças misturadas, diferentes e divertidas. E gosto também da simplicidade de algumas peças. Há umas que herdei, que mantenho e de que gosto muito, mas que também gosto de misturar com outras mais modernas ou mais coloridas.
– E usa essas peças que herdou no dia a dia ou só em ocasiões especiais?
– Uso sempre tudo, gosto de tirar tudo das gavetas e dar-lhes uso. Nunca sabemos o dia de amanhã e o melhor é aproveitar cada momento com intensidade.
Bárbara Guimarães garante: “estou determinada, muito determinada!”
A apresentadora já está a ser submetida a tratamentos de quimioterapia, mas mantém o sorriso.