Shakira vai ser acusada de defraudar em 14,5 milhões de euros o Fisco espanhol De acordo com a Agência Tributária, a cantora colombiana deveria ter pago em Espanha os impostos relativos aos anos de 2012 a 2014, por ser na prática residente no país.
O Fisco terminou a investigação que estava em curso e curso e concluiu que nesses três anos Shakira devia ter pago quer o Imposto de Renda, como o do património, tendo já notificado a artista que, nos próximos dias, vai apresentar uma queixa perante o tribunal com três acusações de fraude fiscal, de acordo com o que algumas fontes avançaram ao jornal El Pais.
A investigação concluiu que desde 2011, ano em que iniciou a sua relação com Gerard Pique, que a cantora reside em Barcelona. Ora, a lei estabelece que, se um cidadão passar metade do ano (mais um dia) em Espanha, é considerado residente para fins fiscais. Segundo o Tesouro, Shakira fingiu viver nas Bahamas para evitar o pagamento de impostos. Apenas em 2015 se declarou oficialmente como residente em Espanha.