Depois de vários anos na expetativa de quando chegaria o momento de receber um Óscar e ter finalmente conseguido com o seu desempenho no filme Renascido, Leonardo DiCaprio viu-se forçado a devolver uma outra estatueta dourada que tinha em sua posse e que, por sorte, não era a sua… mas de Marlon Brando!
O tribunal que está a investigar o financeiro Jho Low, acusado de ter cometido fraude financeira assim como outros crimes da mesma natureza, ordenou a DiCaprio a devolução do Óscar que Marlon Brando recebeu em 1955 pelo seu papel de protagonista em A lei do silêncio, bem como a pintura Natureza Morta, da autoria de Pablo Picasso, e uma colagem de Jean-Michel Basquiat, entre outros artigos de grande valor.
O galardão ganho pelo ator já falecido esteve perdido durante anos e chegou às mãos de Low depois de ter sido adquirido por este num leilão por 600 mil dólares. Jho Low financiou o filme O lobo de Wall Street, de Martin Scorsese, tornou-se próximo de DiCaprio e ofereceu-lhe o galardão, assim como alguns dos objetos de valor já mencionados.
O protagonista de Titanic já se pronunciou publicamente sobre o assunto garantindo que renuncia todos os presentes e cooperando a todo o momento com a justiça. E parece não ter sido o único famoso enredado nesta confusão já que Miranda Kerr também recebeu diamantes avaliados em oito milhões de euros, e é agora reivindicado um piano transparante avaliado em um milhão de euros.