Michael J. Fox deu recentemente uma entrevista ao New York Times no qual falou sobre o seu estado de saúde e revelou que passou recentemente por uma cirurgia à coluna. Diagnosticado com Parkinson desde 1991, o ator de 57 anos conta que os médicos que o acompanham descobriram um problema na espinha dorsal. “Disseram-me que era benigno, mas se ficasse estático podia ter problemas, nomeadamente de locomoção. De repente comecei a cair. Tinha de lidar com o Parkinson e com esse problema ao mesmo tempo”, revela.
Perante ta situação, o recomendado pelos especialistas foi a cirurgia. “Depois tive de fazer sessões duras e intensas fisioterapia”, relata, admitindo que tudo isto o fez sentir-se melhor e a voltar a apostar na carreira. “Convidaram-me para voltar a representar e eu aceitei. Um certo dia, em agosto do ano passado, levantei-me, fiz o meu pequeno almoço, tive um problema a andar e caí. Fraturei gravemente o braço”. Como tal, teve de regressar ao hospital, recebendo 19 parafusos e uma placa no braço.
Apesar dos imprevistos, Michael J. Fox garante que não perde o espírito otimista. “Acredito que quanto mais uma coisa é imprevista, mais temos a aprender com ela. No meu caso, o que me levou a pensar que conseguia ir do corredor para a cozinha facilmente quando tinha passado os seis meses anteriores numa cadeira de rodas? É porque sou positivo por natureza e porque vejo resultados que me permitem ter expectativas. Mas também tenho insucessos, aos quais não dou tanto valor”.
Recorde-se que Michael J. Fox foi diagnosticado com Parkinson em 1991, mas apenas tornou a sua situação pública em 1998. Em 2000, criou uma fundação para estudar esta condição e ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo.