Mário Ferreira, de 51 anos, não tem medo de assinar projetos cada vez mais ambiciosos e de grande envergadura. A sua mais recente aposta foi o navio oceânico World Explorer, que vai realizar cruzeiros e expedições de luxo, inaugurado no passado fim de semana numa cerimónia desenhada à altura dos ilustres convidados presentes, entre os quais Carla Bruni, convidada pelo empresário para ser madrinha da embarcação. “É uma mulher elegante, como as linhas deste navio”, defendeu o empresário. Mário Ferreira chegou um pouco antes dos primeiros convidados, na companhia do filho, Mário, que nasceu do seu primeiro casamento, e acedeu ao pedido da CARAS para posar junto do World Explorer, cuja construção, explicou, permite navegar nos mares do Ártico e da Antártida. “O casco é mais fortalecido, são trabalhos mais difíceis e tecnologicamente mais avançados, que permitirão que navegue em águas polares até um metro de espessura de gelo”, afirmou, revelando que irá em breve subir a bordo do navio, com a família, para uma viagem que, tudo indica, será inesquecível. Os convidados eram recebidos por mordomas e vianesas vestidas a rigor com os trajes das várias freguesias de Viana de Castelo, que ajudaram a dar alguma cor ao dia, que teimava em ser chuvoso, e chamaram a atenção de Carla Bruni, que, simpática, parou para as cumprimentar com um enorme sorriso. Depois, dentro de uma tenda montada junto ao navio, aguardava-os um cocktail de boas-vindas e, depois do batismo do World Explorer, um requintado jantar.
Mas o ponto alto da noite foi sem dúvida o momento em que Bruni subiu ao palco para interpretar algumas músicas, uma delas com Pedro Abrunhosa. “Este tema está gravado, faz parte do meu último disco”, contou o músico portuense, assegurando que Bruni é “uma pessoa com quem é muito fácil trabalhar”.
Convidado para apresentar a cerimónia, Manuel Luís Goucha chegou acompanhado pelo marido, Rui Oliveira, ambos com looks irrepreensíveis. O apresentador garantiu à CARAS que, ao contrário do que se possa pensar, nunca combinam que roupa irão vestir. “O Rui veio do Alentejo e apanhou-me em Lisboa, já eu tinha a minha roupa decidida e dentro da mala. Corre sempre bem, porque somos muito elegantes e temos bom gosto”, declarou Manuel Luís, para, em seguida, elogiar o grande protagonista da noite, Mário Ferreira: “Ele tem sempre esta capacidade de se desafiar com novos projetos, cada vez mais ambiciosos.” Uma opinião partilhada por Rui Rio, antigo presidente da Câmara do Porto: “O Mário começou com uma pequena empresa de cruzeiros no Douro e que hoje tem a dimensão que tem, sendo que este projeto em particular ajudou a revitalizar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que estavam mais do que falidos.” Júlio Magalhães, amigo de longa data de Mário Ferreira, garantiu que ainda fica admirado com alguns dos projetos do empresário, que, recorde-se, foi um dos “tubarões” do programa Shark Tank português. “Isto é um barco à dimensão da ousadia e empreendedorismo dele”, frisou o diretor-geral do Porto Canal.
fotos: ricardo santos
Video: Cláudia Alegria