Donald e Melania Trump estão no Japão para uma visita de Estado de quatro dias.
O presidente dos Estados Unidos foi o primeiro convidado de Naruhito, o novo Imperador do país, depois de ascender ao trono do Crisântemo, no passado dia 1 de maio, e da sua mulher, a imperatriz Masako.
Trump e Melania foram recebidos na última segunda-feira, dia 27, numa cerimónia que decorreu ao ar livre, na qual se começaram por ouvir os hinos nacionais dos dois países.
Posteriormente, Trump dirigiu-se a um outro local, dentro do mesmo recinto, onde ouviu tocar a banda militar Depois da cerimónia solene, o presidente norte americano aproximou-se e cumprimentou um grupo de crianças que o esperavam, agitando bandeiras japoneses e americanas. O entusiasmo dos mais pequenos era notório. No entanto, algumas tiveram que se sentar para beber água e descansar um pouco, devido ao calor que se fazia sentir.
Depois, Trump e Naruhito saudaram os funcionários das delegações dos dois países e regressaram ao palácio, sem que nenhum tivesse discursado.
O dia prosseguiu com reuniões no Palácio Akasaka e um almoço de trabalho. Por fim, Donald Trump reuniu-se com o primeiro-ministro japonês, Shinzon Abe, para uma conferência de imprensa.
Recorde-se que o imperador Naruhito ocupou o trono do país, depois de o seu pai, Akihito, ter abdicado do cargo, que ocupava desde 1989.