O presidente norte-americano e a primeira-dama chegaram esta segunda-feira, dia 3 de junho, ao Reino Unido, para uma visita oficial de três dias, rodeada de um apertado dispositivo de segurança.
Donald e Melania Trump deixaram Washington e viajaram para o Reino Unido no Air Force One durante a noite de domingo e aterraram no aeroporto de Stansted às 9 horas da manhã. De seguida, entraram num helicóptero que os levou a Londres onde a agenda do casal se inicia com uma visita à residência do embaixador dos Estados Unidos em Regent’s Park antes de iniciarem os compromissos com a rainha Isabel II e o príncipe Carlos. Da agenda faz parte também um encontro com o príncipe Harry, ao qual Meghan não irá comparecer por se encontrar em licença de maternidade.
Esta noite, Isabel II oferece um banquete de Estado em homenagem ao casal presidencial, mas espera-se que, nas ruas, existam protestos em massa contra a presença e a politica de Donald Trump.
A polémica rodeia a visita, nomeadamente devido à troca de “galhardetes” entre o perfeito da câmara de Londres e o presidente norte-americano. Sadiq Khan comparou Trump, numa crónica de opinião, aos “fascistas do século 20″. Trump respondeu no Twitter, como é seu hábito, escrevendo: “Ele é um fracassado que deve concentrar-se no crime em Londres, não em mim.”