Teve lugar esta quarta-feira, 5 de junho, a comemoração do aniversário do desembarque na Normandia em Portsmouth, uma efeméride que contou com a presença habitual da rainha Isabel II e do presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, em visita oficial do Reino Unido. A monarca inglesa foi a última a chegar ao evento no qual participaram 300 ex-combatentes e alguns líderes mundiais, entre eles o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel.
Para assinalar a importante data foi instalado um palco gigante com as bandeiras dos países aliados na Segunda Guerra Mundial e a frase “Day-D75”, onde a guarda real e os membros das forças armadas realizaram uma pequena demonstração para saudar a rainha à sua chegada.
Isabel II fez-se acompanhar pelo filho e herdeiro da coroa, o príncipe Carlos, por Trump e a mulher, Melania, a primeira-ministra Theresa May, e os líderes do da Austrália, da Bélgica, Canadá, da Dinamarca, da Grécia, do Luxemburgo, da Nova Zelândia, da República Checa, da Noruega, da Polónia e dos Países Baixos. Foram projetadas imagens do desembarque e vários ex-combatentes subiram a palco, recebidos com aplausos pelos presentes.