O juíz de Valência José Miguel Bort confirmou que Javier Sánchez é filho do cantor espanhol Julio Iglesias e, portanto, fruto de uma relação extraconjugal. Com esta decisão, fica de momento encerrado um processo que começou há mais de trinta anos, quando a mãe de Javier, a antiga bailarina portuguesa Maria Edite Santos, exigiu pela primeira vez que o cantor reconhecesse a paternidade do filho.
Na altura, tal como agora, o tribunal de primeira instância deu-lhe razão e declarou que o artista era pai de Javier, mas a decisão foi revogada em recurso devido a um erro processual. O advogado de Iglesias já tinha revelado na semana passada a intenção de recorrer da nova sentença, se esta fosse desfavorável para o cantor, como se veio a verificar.
Javier Sánchez, de 42 anos, é fruto de uma relação entre a antiga bailarina e Julio Iglesias, que se conhecram numa festa na Costa Brava, no verão de 1975. Na época, o cantor era casado com Isabel Preysler.
Nas últimas três décadas, o artista sempre se negou a realizar as provas de ADN, que poderiam pôr fim a esta disputa judicial.
“Tanto eu como a minha mãe fomos vítimas de um erro do Estado. Esperemos que desta vez se faça justiça”, disser Javier à agência EFE, na semana passada, quando esteve no tribunal, acompanhado pela mãe.