Mafalda Castro tem 24 anos e trata as plataformas digitais e as redes sociais por tu. Entrou no ramo da comunicação influenciada pela tia, a ex-apresentadora de televisão e atual radialista Maria João Simões. “Ela era o meu ídolo e só queria ser como ela. Costumava ir para um cantinho da casa de banho para ouvir o eco da minha voz e perceber a minha voz de rádio. Ter uma pessoa tão próxima de nós acaba por influenciar a forma como crescemos e como vamos moldando os nossos gostos”, admitiu.
Entre o curso de Jornalismo e a profissão que abraça atualmente – é animadora de rádio do programa Snooze, nas manhãs da Mega Hits – muito se passou. Criou um blogue em 2011, acompanhou a par e passo a evolução das redes sociais – tem mais de 186 mil seguidores no Instagram –, foi VJ da MTV e repórter do programa The Voice Portugal. Sobre o futuro não pensa, mas sonha em ser apresentadora de televisão. “Não gosto de fazer planos a longo prazo, traço objetivos pequenos para ter motivação. Vivo o presente”, revelou.
– Começou com um blogue, passou para as redes sociais e agora está na rádio. Foi um grande salto…
Mafalda Castro – Foi um tanto ou quanto esquisito, porque passei dos meios digitais para os tradicionais. Normalmente é ao contrário. Mas pareceu-me uma mudança muito natural, porque sempre quis fazer rádio, não foi nada forçado. Se não começasse na Internet, talvez não estivesse aqui agora.
– Como está a ser a experiência?
– Incrível. Quando recebi o convite para ir para a Mega Hits, primeiro para o programa Girls Night Out, estava a trabalhar como VJ na MTV e tive de optar. Escolhi a rádio e não me arrependo de todo. Esta experiência tem-me moldado como pessoa e abriu o meu mundo. Todos os dias aprendo coisas novas com os meus colegas. O mais importante da rádio é acompanharmos as pessoas, somos os amigos delas.
– O Instagram veio revolucionar a sua vida. Como é que lida com isso?
– Ao início, comecei por partilhar as coisas que tinha no meu blogue, era apenas outra forma de chegar às pessoas que me seguiam. E na altura não tinha o impacto que tem hoje. Assisti a essa evolução. Parece que hoje em dia há mais influenciadores do que pessoas normais. [Risos.]
Mafalda Castro “Sempre quis ser uma inspiração para os outros, mas não imaginava consegui-lo”
É influenciadora, “instagrammer”, repórter e a mais recente aquisição das manhãs da Mega Hits.