Ao contrário da maioria dos atores da sua geração, Lídia Franco apaixonou-se tarde pela representação, aos 30 anos, pois até então a sua grande paixão era a dança clássica. “Eu era bailarina e só depois ingressei no teatro. Na verdade, entre outras razões, tornei-me atriz para combater a minha timidez”, assume a atriz, com quem conversámos a propósito da apresentação da série de humor da RTP Desliga a Televisão.
Apesar de ter 45 anos de carreira e estar numa fase profissional bastante ativa em televisão e cinema, Lídia continua a assumir que a aprendizagem faz parte do seu dia a dia: “Os atores têm de estar sempre a aprender e a praticar para progredirem até ao fim das suas vidas. Descobri há uns anos que uma das minhas maiores paixões é dirigir atores, dar aulas, encenar, e isso faço sempre, aliado ao meu trabalho de atriz. Isso também obriga a manter-me ativa.”
Nos corredores da RTP, onde se guardam objetos que marcam os primeiros passos da televisão em Portugal, Lídia contou que o humor é uma das bases da sua vida e que por isso não hesitou ao aceitar o convite para fazer parte da série Desliga a Televisão: “Fiquei muito surpreendida com este projeto e encantada com a experiência. É muito difícil fazer humor com humor, e aqui consegue-se isso. Eu tenho muito sentido de humor, e para mim é fundamental que ele exista, não concebo a vida de outra maneira. Aliás, costumo sempre dizer: ‘Tirem-me tudo menos o humor e a lucidez.’ Por isso foi muito bom fazer parte deste projeto.”
Lídia Franco desabafa: “tornei-me atriz para combater a minha timidez”
Foi aos 30 anos que a atriz ingressou no teatro, depois de uma carreira como bailarina clássica.