E se bastasse ir ao Chiado para se sentir no Brasil? Pode parecer impossível, mas é essa experiência sensorial que o chef Kiko oferece aos clientes do seu mais recente restaurante, O Boteco. Inspirando-se no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e viveu a sua infância, o chef criou um espaço muito carioca, levando para a mesa os melhores sabores da gastronomia brasileira, como explicou: “Este Boteco já vem rolando na minha cabeça faz tempo! [Risos.] Estava na altura certa de começar esta aventura de trazer um bocadinho do Rio de Janeiro para o centro de Lisboa. Cresci com estes sabores típicos do Brasil e a ideia foi homenagear este país. Mesmo do ponto de vista estético, quisemos criar um espaço especial, e para isso contei com a ajuda do meu irmão e do Bordalo II, que fez uma escultura que aborda esta ligação entre o Rio de Janeiro e Lisboa. O Brasil faz parte da nossa identidade.”
Na noite em que inaugurou este espaço, o chef também contou à CARAS quais os pratos que se podem provar neste espaço tão especial: “Neste Boteco recomendo o croquete de feijoada, o bobó de camarão, os pastéis de vento, o escondidinho e, para sobremesa, um bolo brigadeiro.”
Apesar de estar em excelente forma, Lourenço Ortigão revelou ser um bom garfo e adorar estar à volta de uma mesa, como aconteceu nesta noite: “Gosto de tudo. Adoro um bom pão de queijo, como aquele que acabei de comer. Gosto de provar as iguarias dos locais que visito em viagem. Gosto muito da cozinha brasileira, mas também gosto da italiana e da japonesa. Em casa, cozinho várias vezes. Pedem-me muito para fazer risotto. Também gosto de confecionar peixe no forno e sopas. Adoro experimentar, não tenho medo de me aventurar na cozinha.”
Esta inauguração não só foi o pretexto ideal para se provar iguarias inspiradas no outro lado do Atlântico como para uma saída a dois a meio da semana, como explicou Rita Ferro Alvim: “Isto hoje é uma festa, uma alegria! De vez em quando conseguimos fugir e fazemos mesmo por isso, porque é importante para qualquer casal ter os seus momentos sem os filhos. Não temos grandes ajudas no dia a dia, mas temos a babysitter para estas ocasiões. E o chef Kiko merece que façamos esta ginástica para aqui estarmos. Gosto muito de comer, mas agora estou de dieta. Petiscos e pão fazem-me perder a cabeça. Gosto de provar vários tipos de cozinha.”
José Fidalgo também marcou presença nesta noite dedicada aos pratos brasileiros, sabores que conhece e aprecia, pois trabalhou durante vários meses no Brasil: “Quando lá estava, adorava comer picanha e açaí. No Brasil a carne é boa. Agora devo confessar que estou a tentar evitar a carne. Vamos ver… Há outros pratos maravilhosos para provar.”
Inspirando-se no Brasil, “chef” Kiko abre ‘Boteco’ no coração de Lisboa
O “chef” Kiko realizou um sonho antigo ao abrir O Boteco, um restaurante que traz para Lisboa os sabores e ambiente do Rio de Janeiro, onde nasceu e viveu a sua infância.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites