Itália é o país europeu mais afetado pelo coronavírus. Em quarentena, os 60 milhões de italianos estão fechados em casa e tentam não esmorecer perante o aumento diário destes números. Mesmo sem meios técnicos e humanos para dar resposta a tantos pacientes, o serviço nacional de saúde italiano tem feito todos os esforços para combater esta pandemia, uma atitude que tem sido reconhecida pelos cidadãos, que vão para as suas janelas bater palmas aos profissionais que põem as suas vidas em risco para salvar as dos que estão doentes.
Querendo dar mais do que apoio moral, a influencer e empresária Chiara Ferragni e o marido, o rapper Fedez, lançaram através das redes sociais uma campanha de crowdfunding para combater este surto. No dia 16 de março já tinham angariado mais de quatro milhões de euros, que estão a ser aplicados na construção de uma nova unidade de cuidados intensivos no Hospital San Raffaele, em Milão.
Com cerca de 19 milhões de seguidores na sua conta de Instagram, a influencer organizou o maior crowdfunding feito na Europa, conseguindo doações de cidadãos de mais de 90 países. “No início, cometemos o erro de pensar que seria só mais uma maldita gripe para a maior parte das pessoas, mas aprendemos da pior maneira que era mais do que isso. Os nossos hospitais estão a colapsar, porque muitas pessoas precisam de ser hospitalizadas e, pior ainda, necessitam de cuidados intensivos, estando ligadas a ventiladores. Temos de estar unidos nesta luta e não podemos espalhar mensagens erradas. Uma voz que chega a muitos tem também uma grande responsabilidade. Estou a dar o meu melhor para fazer o que é correto e ajudar o meu país, porque sinto que é essa a minha responsabilidade”, desabafou a italiana nas suas redes sociais.
Ao lado do marido e do filho, Leo, de dois anos, Chiara tem partilhado fotos do seu dia a dia durante a quarentena, apelando a que todos fiquem em casa e assim evitem a propagação do vírus. Este é um caso de como uma influencer que é associada ao mundo glamoroso da moda e do lifestyle e um rapper com um estilo alternativo podem fazer a diferença na vida de tantas pessoas.