Para ajudar a enfrentar os seguidores a enfrentarem o período de quarentena, Filipa Gomes usou as redes sociais para partilhar uma receita especial. A chef mostrou como fazer pão de mía, uma criação própria cujo nome brinca com a palavra “pandemia”, devido à situação mundial atual. Uma receita que rapidamente se tornou viral!
Filipa Gomes promete que a receita é simples, tem poucos ingredientes e que nem é necessário amassar para ficar com a consistência fofa e desejada. Ora veja!
“Como prometido, aqui fica a receita do PÃOdemía! Agora que estamos todos em casa, um pãozinho óptimo e basico, que QUALQUER pessoa consegue fazer. As medidas são quase a olho (na proporção de 2 volumes de farinha para 1 de água) e a massa não precisa de ser amassada, só misturada!
3 chavs de farinha (cerca de 420gr)
1chav e 1/2 de água (360gr)
1 c cafe de fermento de padeiro seco
1 c chá de sal
Misturar tudo, tapar e deixar levedar por 8-12horas (ou até 24h).
Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pre-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
Assim que estiver super quente, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30minutos. E a magia acontece!
Tirem a tampa e assem mais uns 10minutos para uma crosta bem crocante.
E QUEM NÃO TEM PANELA DE FERRO? – usem uma panela de inox que tb da! Não fica tão alto nem tão crocante, mas fica muito bom!- confirmem que a panela pode ir ao forno, que não há borrachas nem plásticos.
E tb da para fazer num tabuleiro destapado. Fica baixo, mais tipo focaccia, (porque não tem a humidade que a tampa provoca e que o faz crescer). Reguem com um fio de azeite e juntem pedaços de presunto e queijo que possam ter a sobrar aí em casa, é delicioso! (E pizza? tenho a certeza que funciona!)
Portanto, é pão para todos!
Espero que gostem do vídeo e que este PÃOdemía vos ajude a passar estes dias de aperto e incognita. Cuidem de vocês!”