Na sequência dos protestos antirracistas dos últimos dias, despoletados após a trágica morte de George Floyd nos Estados Unidos, vítima de violência policial, muitas figuras públicas mostraram o seu repúdio pelo sucedido nas redes sociais.
Mariza foi mais longe partilhou um texto muito pessoal sobre as suas origens no Instagram. A partilha da cantora foi feita na quarta-feira, dia 3, e acompanhada de algumas fotografias de família, recordando a “coragem” do pai por ter casado com uma mestiça há mais de cinco décadas e afirmando ter sido, como a mãe, vítima de muito preconceito.
“Sou filha de Mãe Mestiça Moçambicana e Pai Branco Português.
Nasci em Moçambique.
O Meu pai José Brandão Nunes, teve a coragem naquele tempo, há 53 anos atrás de casar com uma Mestiça, a minha mãe Maria Isabel C.D dos Reis
Viemos viver para Portugal tinha eu 3 anos, todos nos olhavam, pois éramos muito diferentes do que estavam habituados, cresci com pessoas maravilhosas, mas também fui vítima e a minha mãe mais, de muito preconceito.
Ao meu filho nunca lhe ensinei nada sobre raças, aliás ele nem fala nisso, nem sabe o que é.
Tudo tem a ver com a forma de educar, a alma e a mente.
Sou Mestiça numa Lisboa Lusófona, do Mundo, mas tão Portuguesa.
Os meus pais nunca me ensinaram a diferenciar ninguém, pela cor, pela religião, facção política ou por ser Rico ou Pobre.
Aqui vos mostro um pouco da minha família, avó, pais… Aquilo que faz de mim quem eu sou.
Sou Mestiça sim, com muito orgulho!!!
Chamo-me…
Mariza dos Reis Nunes”