Dezenas de contas de personalidades de relevo na rede social Twitter, como Bill Gates, Barack Obama, Joe Biden, Elon Musk ou Jeff Bezos foram pirateadas esta quarta-feira, dia 15. Hackers conseguiram publicar várias mensagens fraudulentas prometendo um “retorno a dobrar” para quem enviasse bitcoin para um endereço que aparecia no tweet.
Por seu lado, o Twitter enviou uma mensagem na qual revelavam estar “conscientes” de que tinha havido “um incidente na segurança que afeta as contas do Twitter”. “Estamos a investigar e a tomar medidas para solucionar o problema”, acrescentaram. Pouco depois de este ciberataque ter acontecido, a rede social restringiu a capacidade de as contas verificadas partilharem mensagens, “É possível que não possa ‘tweetar’ ou restabelecer a senha de acesso enquanto averiguamos este incidente”, informou o Twitter noutra mensagem.
As publicações foram, entretanto, apagadas dos perfis. Deste ataque foram também vítimas a socialite Kim Kardashian e o marido, o rapper Kanye West, além de empresas como a Uber e a Apple.