![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/2021312Silvio-Berlusconi-e-Francesca-Pascale.jpg)
Silvio Berlusconi fez um acordo milionário de separação com a sua última namorada, Francesca Pascale, da qual se separou no passado mês de março. Apesar de nunca terem sido casados, o ex-primeiro-ministro italiano, de 83 anos, terá que dar uma compensação de 20 milhões de euros a Francesca. Além disso, Berlusconi está ainda obrigado a pagar uma pensão anual de um milhão de euros à mulher, de 35 anos, segundo informações avançadas pela revista Oggi.
A equipa de Berlusconi ainda não se pronunciou sobre o caso, mas o jornal italiano Corriere della Sera avança que pessoas próximas do magnata informaram que este é um assunto privado, que “se resolveu de forma consensual, também do ponto de vista financeiro” e que ambos mantêm “uma profunda amizade”.
Berlusconi oficializou a separação após quase dez anos de relação, em conjunto com uma declaração que a sua equipa tornou pública após terem sido divulgadas por uma revista algumas fotografias em que o milionário aparecia com uma jovem deputada do seu partido, Marta Fascina, atualmente com 30 anos. Nas imagens era possível ver os dois a saírem de um hotel luxo na Suíça.
A mesma publicação afirmou que a mulher vivia na residência do político em Arcore, nos arredores de Milão, há já alguns meses. “É apropriado confirmar que existe uma relação verdadeira e de profundo afeto e amizade entre o presidente Silvio Berlusconi e a Sra. Francesca Pascale, mas que não há qualquer relação sentimental entre eles”, dizia a nota enviada pela assessoria de imprensa de do seu partido, Forza Itália.
Por seu lado, Francesca Pascale mostrou-se, à época, “muito surpreendida” pela informação e comentou que achava graça “ver uma deputada a passear os [seus] cães”. “A minha relação com o presidente não terminará assim. Embora o nosso vínculo tenha evoluído ao longo do tempo e não já não seja catalogado como uma relação de casal, o amor pode mudar, mas não pode desaparecer”, disse Francesca, acrescentando: “Vou amar sempre o meu presidente, infinitamente. Desejo-lhe toda a felicidade do mundo. Espero que encontre alguém que cuide dele como eu”.