![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/08/sds-1516x1080.jpg)
Vitoria Mario, de 18 anos, emigrou há quatro anos de Portugal para Inglaterra, com o sonho de completar uma faculdade no país. A jovem abriu uma campanha de financiamento online no início de agosto para arrecadar as 40 mil libras (cerca de 45 mil euros) necessárias para pagar o curso de matemática na Universidade de Warwick. E na última quinta-feira, dia 20 de agosto, Vitoria finalmente atingiu o valor, graças a ajuda especial de Taylor Swift.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/3/2020/08/taylor-swift1.jpg)
Vitoria conta na página criada no site “Go Fund Me” que foi aceite no curso de matemática da prestigiada universidade e já tinha os testes necessários para iniciar os estudos, mas não é elegível para bolsas ou auxílios do governo. “Moro no Reino Unido há quatro anos, depois de migrar de Portugal, para viver com familiares em Tottenham. As barreiras socio-económicas que não me permitem ser elegível para empréstimos ou bolsas de manutenção estão relacionadas não só com o facto de não ter status de residente, mas também porque minha família tem baixa renda e não pode me ajudar a pagar as minhas despesas ao longo da universidade”, explica Vitoria.
A jovem também conta que o pai morreu e foi difícil mudar-se para longe da mãe, mas que a família acreditava que a mudança era necessária: “Se conseguires uma educação universitária no Reino Unido, vais ter uma vida melhor”. Vitoria disse que enviou e-mails para 442 pessoas em posições de poder a pedir ajuda mas foi rejeitada ou ficou sem resposta. Por fim, a jovem contabiliza todos os custos que vai ter ao longo da universidade: acomodação, materiais de estudo e custos de vida como contas de água, energia e comida.
Além de falar sobre as suas excelentes conquistas académicas, Vitoria também fez questão de destacar que apenas 35% dos estudantes de ciências, tecnologia, engenharia e matemática são mulheres e apenas 26% delas conseguem terminar o curso. A jovem também reforça que mulheres negras, asiáticas e de outras minorias etnicas são pouco representadas no universo académico.
Taylor Swift encontrou a história online e comoveu-se: “Estou inspirada pela sua condução e dedicação em tornar os teus sonhos realidade. Quero oferecer-te o resto do valor que falta. Boa sorte em tudo que fizer. Com amor, Taylor”, escreveu a cantora na página de financiamento coletivo criada por Vitoria. Taylor Swift doou exatamente 23.373 libras.
No Twitter Vitoria reagiu agradecendo à cantora: “Tenho que agradecer a Taylor Swift por doar mais de 23 mil libras para a minha campanha. Não teria atingido meu objetivo tão rápido se não fosse por ti”, escreveu a jovem.