“O mais difícil é ter a ideia, depois é trabalho, dedicação e determinação.” Quem o assegura é Maria João Lopo de Carvalho, que se prepara para o lançamento de uma obra que lhe é muito querida: a história da família Lopo de Carvalho. “Chama-se O Bisavô e chegará em outubro, com uma capa linda. É um livro muito especial, porque se trata de um legado que deixamos às próximas gerações para que não se esqueçam de onde viemos e o que é que os meus bisavós fizeram para chegarmos a este ponto. Todas as famílias têm uma boa história, que não deve morrer inédita. Foi isso que eu quis, que a nossa história não morresse inédita”, revela a escritora, de 58 anos.
A autora aproveitou o recolhimento dos últimos meses para rever a sua história familiar: “É preciso resolver inúmeros problemas, porque tropeçamos em incongruências e anacronismos a toda a hora. Depois, é aprimorar o estilo e contar uma história como se fosse para nós próprios. Se gostarmos da história que estamos a contar, o leitor também vai certamente gostar de a ler.”
Maria João Lopo de Carvalho: “Todas as famílias têm uma boa história para contar”
Ao longo dos últimos anos, a escritora tem-se dedicado a compilar a história da família Lopo de Carvalho, que conta nas 750 páginas do livro que lançará em breve.