A cineasta Ana Rocha de Sousa conquistou este sábado, dia 12, os prémios Leão do Futuro e o Prémio Especial do Júri na secção “Horizontes”, na 77ª edição do Festival de Veneza, com o filme Listen. Além destes dois importantes prémios, a também atriz alcançou ainda as distinções Bisato D’Oro, atribuído pela crítica independente, e Sorriso Diverso Venezia, pela forma como abordou as questões sociais.
Esta longa-metragem conta a história de uma família de portugueses emigrantes no Reino Unido, que luta contra os serviços sociais depois de lhes terem sido retirados os três filhos, um drama baseado em factos reais, que levou a cineasta, de 41 anos, ao palco do Palácio do Cinema.
“É importante proteger os que precisam de proteção. Este filme é dedicado a todas as famílias que atravessam estes tempos difíceis”, afirmou, visivelmente emocionada.
“Nunca pensei. Para mim é indescritível. (…) Existem sempre momentos em que podemos estar sozinhos em casa a pensar ‘eu podia fazer tanta coisa, se calhar não vou conseguir’. O importante é não desistir”, sublinhou ainda a cineasta, em declarações à agência Lusa.