
Há cerca de uma semana a cantora brasileira Anitta mostrou desagrado ao descobrir que a definição das palavras “patrão” e “patroa” dadas pela Google era completamente diferente. Nas suas ‘stories’, no Instagram, a artista partilhou ambas as descrições. “Patroa é o feminino, é a mesma coisa que patrão, dona e proprietária do que eu quiser. Eu não estou acreditando que isso está no nosso dicionário”, escreveu, mostrando-se indignada.
Naquela altura, a definição de “patrão” fornecida pela plataforma era “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador”. Já “patroa” vinha descrita simplesmente como “mulher do patrão” e “dona de casa”.

A revolta da artista foi partilhada por muitos dos seus seguidores. Entretanto, a Google já alterou a definição, e a assessoria da empresa emitiu um comunicado, onde explica a razão de aquela ser a definição que era apresentada.
“A nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar os nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. No caso dos significados das palavras “patroa” e “mulher-solteira”, a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados. As definições foram atualizadas pela Oxford Languages e as mudanças já estão refletidas nos resultados de dicionário exibidos na Busca”, explicaram.
Atualmente, a plataforma já atualizou a definição, que é agora igual para o masculino e feminino: “proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora”, é a definição que agora surge quando se procura pela palavra.
Também a definição de “mulher solteira” foi alterada, depois de, uns dias após a reclamação de Anitta, a também cantora brasileira Luísa Sonza ter denunciado que a definição que surgia na plataforma era a de “prostituta, meretriz”, enquanto que se se pesquisasse por “homem solteiro” surgia como definição “que ainda não se casou”.

Esta definição também foi atualizada, sendo agora igual para os dois géneros.