Michael J. Fox deu uma entrevista à revista People na qual falou sobre a doença de Parkinson, que lhe foi diagnosticada em 1998. E abriu o coração sobre uma fase dolorosa que viveu há dois anos.
Foi em 2018 que Michael J. Fox, agora com 59 anos, lidou com um tumor benigno na coluna que cresceu rapidamente e lhe provocou fortes dores. “Poderia ficar paralisado se não fosse operado”, disse. Contudo, a cirurgia necessária era de risco devido à localização do tumor. Qualquer passo em falso poderia provocar grandes danos.
O ator tee de tomar uma decisão e optou para avançar para a cirurgia. Felizmente, tudo correu pelo melhor. Ainda assim, Michael J. Fox teve de reaprender a andar, passando por sessões de fisioterapia durante alguns meses. Mas as reviravoltas inesperadas não ficaram por aqui.
Ainda em 2008, Michael J. Fox esperava fazer uma participação especial num filme, mas acabou por ser imepdido devido a uma queda na cozinha. Um acidente que o deixou com um braço partido. “Essa foi mesmo a minha pior fase”, admitiu.”Estaca caído, sentado contra a parede da cozinha, à espera da ambulância e pensei ‘Não posso descer mais baixo do que isto’. Comecei a questionar tudo. Senti ‘não posso sorrir como se nada fosse. Não há lado positivo desta situação. Isto é tudo arrependimento e dor'”, confessou. “Era o Parkinson, a minha coluna, o meu braço…”, continua, explicando que nunca se sentiu tão mal como naquele momento.
Mas conseguiu dar a volta por cima. Apesar destes pensamentos mais negativos, o ator forçou-se a ter esperança no futuro. “Tenta ver o lado positivo. Algo de bom vai acontecer”, dizia a si próprio. desde então, começou a cultivar uma postura de otimismo. “Tem a ver com gratidão, pois o que vem a seguir disso é aceitação. Aceitação de que há coisas que acontecem. Não significa que não se possa mudar. Não quer dizer que temos que nos rezignar a um castigo a uma penitência, mas sim colocar tudo no seu devido lugar. É observar as oportunidades que a vida pode ter e seguir em frente”, explica.
Hoje, Michael J. Fox considera-se um homem otimista que decidiu focar-se na mulher, Tracy Pollan, e nos filhos, Dam, 31, os gémeos Aquinnah e Schuyler, de 25, e Esmé, 19.