
Isabel Angelino passou momentos especiais da sua infância na Baixa Pombalina, de onde guarda algumas das suas melhores memórias de família, pois o pai trabalhava na sede do antigo Banco Totta e Açores, na Rua do Ouro. “Eu nasci no Barreiro e recordo-me de ser uma alegria cada vez que vinha com a minha mãe à Baixa ter com o meu pai. Íamos aos Porfírios comprar roupa para mim, à Casa Africana e, ao final do dia, o lanche era na Pastelaria Lua de Mel, onde comia sempre um guardanapo, que na altura era o meu bolo preferido. Adorava chegar ao Rossio e ver a Pastelaria Suíça com a sua esplanada cheia e as floristas de rua com tanta cor e cheiros de flores frescas, e na Praça da Figueira íamos sempre à descoberta dos vários andares do Braz & Braz”, recordou com saudade a apresentadora da RTP, que esteve no Mercado da Baixa, na Praça da Figueira, a convite da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP).
Habituada a consumir e a promover produtos nacionais, Isabel ficou encantada com as bancas presentes neste mercado e fez questão de visitar todas, para saber um pouco mais da história de cada uma: “Sobretudo nesta altura que vivemos, acho que é nossa obrigação apoiarmos as nossas marcas, os nossos produtores, os nossos artesãos, as nossas empresas. Enfim, apoiar o que é nacional. E gosto de me informar sobre a história de determinada marca ou produto, qual o conceito. Saber um pouco mais sobre as pessoas por detrás da criação. Temos que ter orgulho no que é português! E eu vou tentando incutir esse orgulho e partilhá-lo com todos e fico muito feliz quando percebo que as mensagens são recíprocas.”
Para Isabel, esta é também uma das mais-valias da sua profissão. “Este é o lado bom de ser figura pública, já que tens mais hipóteses de conhecer marcas e produtos, e para mim é um orgulho quando percebo que acreditam em mim para os dar a conhecer. Só falo daquilo em que acredito mesmo e em projetos que sei serem verdadeiramente de qualidade e pertencentes a pessoas boas, que merecem ver os seus sonhos realizados. Enquanto apresentadora da RTP, viajo muito pelo país, conheço bastante a nossa realidade e a força dos portugueses e assumo que cada vez tenho mais orgulho em ser portuguesa”, frisou.
Apesar de ainda não saber como será o seu Natal, à semelhança da maioria dos portugueses, a apresentadora acredita que locais como este são os indicados para comprar presentes para as pessoas de quem mais se gosta: “Neste mercado podemos encontrar muitos produtos tradicionais portugueses e é uma ótima opção para comprar um miminho para oferecer e, ao mesmo tempo, deliciarmo-nos com uma sandes de bom presunto e Queijo da Serra, comprar uns frutos secos caramelizados, provar o nosso Vinho do Porto… Ficaria aqui o dia inteiro a enumerar os motivos pelos quais devemos fazer uma visita a este mercado num local cheio de história, como é a Baixa Pombalina, e onde podemos encontrar um bocadinho de Portugal inteiro.”