Esta terça-feira, dia 17, assinalou-se o Dia da Prematuridade. Uma data que enaltece os bebés que nascem antes das 37 semanas, os pais destas crianças e os profissionais de saúde que auxiliam nestes primeiros dias de vida.
Nas redes sociais, várias famosas que tiveram filhos prematuros não deixaram a data passar em branco, recordando histórias pessoais.
Cláudia Vieira
“Ambas nasceram de 35 semanas, ambas foram umas lutadoras, ambas não necessitaram de ajuda para respirar… ambas me deixaram de coração apertadinho (ainda deixam)!
Maria 35 semanas e 4 dias 2620kg
Caetana 35 semanas 1900kg
A todas as mães aqui fica uma mensagem de força e coragem!
A vida é dos guerreiros.”
Ana Marques
“Dia Internacional do Bebé Prematuro…
Francisca e Laura, 34 semanas”
Carolina Deslandes
“Disseram-me que estava tudo bem. Depois disseram-me que precisavam de te levar. Só me lembro de gritar “vai com o nosso filho” ao teu pai. Ele estava aflito porque me viu desmoronar e não sabia o que fazer. Foi contigo, esteve sempre contigo. Fiquei 6 horas a ouvir “o seu filho vem ja” e não conseguia parar de chorar. “Ele vai achar que o abandonei” dizia eu entre soluços, com o coração e o peito prontos para te alimentar. Foram 8 dias. 8 dias de aquário. 8 dias em que aprendi a conduzir uma cadeira de rodas para te ir ver, depois de 3 cesarianas em 3 anos. 8 dias em que descobri que tu é que vieste para nos ensinar. Nós somos só teus pais, tu és a nossa inspiração. Desde o primeiro dia. És tu. Meu caçula, meu pingo de chuva. Prematura era eu, que não sabia da forca da vida até chegares”.
Inês Herédia
“Esta fotografia foi tirada 1 hora depois dos meus príncipes nascerem (está quase a fazer 2 anos). De repente tinha os seres mais frágeis e mais pequeninos nos meus braços para crescermos juntos. Fui uma das milhares de mães que teve de passar a primeira noite sem os bebés, eram demasiado pequeninos e tiveram de fazer um estágio na neonatologia. Nunca mais me esqueço daquela sensação de vazio… Fiquei para sempre ligada a estas famílias que têm nas mãos os seres mais fortes do mundo: os bebés prematuros.”
Ana Garcia Martins
“Hoje assinala-se o Dia da Prematuridade e é sempre uma data que me deixa de coração apertado. Porque, como mãe de dois prematuros, sei bem o quanto este dia merece ser lembrado. O Mateus foi o “prematuro bonzinho”, não deu trabalho nenhum, nasceu óptimo, ao fim de três ou quatro dias estávamos em casa. A Benedita, que se lembrou de nascer às 34 semanas, foi a “prematura complicadinha”. Não estava, claramente, pronta para o mundo, veio com vários problemas, teve direito a quase 15 dias de internamento e eu morri aos bocadinhos por não poder pegar-lhe, dar-lhe banho, levá-la para casa. Foram os dias mais duros da minha vida mas ela, como tantos prematuros, deu a volta à coisa e hoje é o pequeno tractor imparável que se vê. Como sempre, agradecer a toda a gente que trata tão, tão bem dos nossos prematuros e que também acaba a dar colo aos pais. E um obrigada especial à equipa do Hospital de Cascais, que recebeu e cuidou dos meus dois esquilos com uma dedicação maravilhosa.”
Núria Madruga
“Dia Mundial da Prematuridade.
Os nossos campeões.
24-06-2011
780 gramas
1280 gramas
9 anos depois, uns rapagões com uma saúde de ferro!
A todos os pais que estão neste momento a passar por esta provação, muita força e energia positiva. Eles são uns guerreiros.“
Maria Pitta Paixão
“Que dia tão especial este. E que sorte só ter passado por isto uma vez. Não há nada como ter uma gravidez tranquila, mas também não há nada como ter um filho saudável e aqui, apesar de um ter nascido prematuro, tenho a sorte de estarem os dois bem!
Dati, continuo a achar que a maior parte da tua loucura, veio da nossa loucura de gravidez, meu eterno bebé”