Olhamos para o mesmo rosto de menina que conhecíamos, escutamos a mesma voz poderosa, que muitas vezes contrasta com o seu aspeto frágil, e acreditamos estar perante a mesma Sofia Alves que há quatro anos abandonou os ecrãs da televisão para se dedicar a uma vida simples, em Viseu. Enganamo-nos, porém: ainda que a essência seja a mesma, aos 47 anos a atriz regressa mais segura e ciente do seu caminho, como nos mostrou ao longo desta entrevista.
Com 17 anos de vida em comum com o encenador Celso Cleto, Sofia fala com orgulho nos três filhos – um dela, Guilherme, de 19 anos, e duas dele, Rita, de 29, e Maria Inês, de 23, nenhum das quais vive com o casal, porque se tornaram independentes muito cedo. O filho de Sofia, que durante alguns anos estudou em Viseu, regressou entretanto a Lisboa, para estudar, e vive com o pai. A atriz espera que assim que acabar a pandemia possa também ele investir em formação no estrangeiro, como fizeram Rita e Maria Inês.
A conversa que se segue oscila entre a nova fase da vida laboral de Sofia, em Lisboa, e a vida simples que leva em Viseu.
Uma entrevista para ler completa na edição n.º 1323 da revista CARAS.