Joe Biden toma posse esta quarta-feira, dia 20, e torna-se o 46.º presidente dos Estados Unidos da América. A cerimónia decorre em frente ao Capitólio, em Washington D. C..
Ao lado da mulher, Jill Biden, Joe Biden foi também acompanhado pela sua vice-presidente, Kamala Harris, e marido desta, Douglas Emhoff. Biden usou um fato escuro, camisa branca e gravata azul celeste, tom que combinava com o conjunto de casaco comprido e saia da mulher. Já Kamala preferiu um sobretudo roxo.
“Hoje celebramos o triunfo de uma causa, a causa da democracia. A vontade do people foi ouvida e foi cumprida. A democracia prevaleceu”, disse Biden no discurto após o juramento á Constituição. O novo presidente admitiu ter muito trabalho e mãos e falou de problemas como o desemprego, a pandemia e a justiça social e racial.
Sobre a forma como a sociedade norte-americana parece estar fraturada após as últimas eleições, Biden lançou um apelo. “Temos de acabar com esta guerra não civilizada. E liderar não pelo exemplo do nosso poder mas pelo poder do nosso exemplo”, afirmou, alertando ainda: “O mundo está a ver-nos”.
Além dos discursos de alguns senadores, houve ainda uma invocação religiosa feita pelo padre jesuíta Leo O’Donovan. Coube a Lady Gaga a interpretação do hino nacional dos EUA. Jennifer Lopez também foi uma das artista convidadas.