‘Hamlet’ sobe ao palco do Teatro Municipal Mirita Casimiro a 21 de abril e poderá ser vista até 21 de maio.

A obra clássica de William Shakespeare, com tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, dramaturgia de Miguel Graça, conta novamente com Carlos Avilez na encenação, profissional que celebrou 65 anos de carreira a 31 de março.
“Têm sido meses de preparação intensa, numa primeira fase com ensaios online e depois, com todas as medidas de segurança, finalmente presenciais, para um HAMLET extraordinário, que estamos muito felizes por poder apresentar em breve, com algumas surpresas. O Teatro faz parte da vida das pessoas, e é extremamente importante que, neste período pós-confinamento, sintam realmente que podem regressar em total segurança – como aliás já fizeram no ano passado – e venham apoiar a arte de que tanto têm sentido falta nesta pandemia”, explica Fernando Alvarez, responsável de Programação, Cenografia e Figurinos do Teatro Experimental de Cascais.
Considerada uma das mais célebres peças de William Shakespeare, “e uma das mais icónicas personagens da literatura”, pode ler-se na sinopse desta produção, HAMLET foi escrita entre 1599 e 1601, contando a história da descoberta, pelo Príncipe da Dinamarca, do assassinato do Rei seu pai pelo seu tio, Cláudio. “Há algo de muito mais profundo neste texto que fala sobre a natureza humana e, sobretudo, sobre a vida e a morte, em duelos verbais que Hamlet mantém com as outras personagens ou em auto-reflexões sobre ele próprio – ou melhor – sobre nós, porque mesmo a mais de 400 anos de distância a alma humana, tal como a grandeza da peça, não se alterou.”, continua o mesmo texto.
Do elenco fazem parte alguns rostos familiares do pequeno ecrán e dos palcos nacionais, como José Condessa (em Hamlet), Bárbara Branco, Elmano Sancho, Miguel loureiro e Maria João Pinho, a quem se juntam Flávio Gil, Gonçalo Almeida, Henrique Gomes, João Gaspar, João Pecegueiro, Luiz Rizo, Miguel Amorim, Renato Pino, Rodrigo Cachucho, Sérgio Silva e Teresa Côrte-Real, bem como o saxofonista Elmano Coelho e a participação especial de João Vasco, na voz do Espectro.
As sessões de abril acontecem de 21 a 30, de Terça a Sexta, com interrupção de 24 a 26, às 19h00. Já em maio, os espectáculos terão lugar de Quarta-feira a Sábado às 19h00, e aos Domingos às 16h00.
Os bilhetes estão disponíveis online, para que os interessados possam assegurar o seu lugar sem sequer sair de casa; e nos pontos de venda habituais, incluindo a bilheteira do local.