
Disparos com uma arma que deveria servir de adereço, mas que estava carregada, mataram a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriram gravemente o realizador Joel Souza durante as gravações de “Rust” no Novo México, EUA, esta quinta-feira, dia 21. Alec Baldwin foi o autor dos disparos que aconteceram durante as filmages de uma cena ou ensaios. Nas redes sociais, já vários nomes ligados ao mundo do cinema reagiram à tragédia, lamentando a morte de Hutchins, desejando as melhoras a Souza e demonstrando solidariedade a Baldwin.
O ator Elijah Wood deu as condolências à família de Halyna Hutchins e classificou o acidente como “absolutamente horrífico e devastador”.
O comediante Paul Scherr também lamentou o sucedido e pediu: “Há tantas regras para assegurar que isto não acontece. Nem consigo perceber como é possível. Tantas pessoas tiveram de ser negligentes. Isto é um crime. A Halyna era um talento tremendo. Estou enojado”.
Caitie Delaney, argumentista da série Parks & Recreation, lamentou o que aconteceu e salientou: “Não é justo que Alec Baldwin seja a cara desta tragédia”, dizendo ainda: “Ele não foi o responsável por carregar aquela arma. A segurança nos set tem de ser levada muito mais a sério“.
O realizador James Culles recordou a amizade com Hutchins: “Terei saudades tuas, minha amiga. Isto é devastador”, referindo ainda que está focado em “nunca mais usar nada além de pistolas de pressão de ar e balas de borracha” em futuros filmes. Também o realizador Adam Egypt Mortimer mostrou-se de luto: “Estou tão triste por perder a Halyna. E tão furioso por isto poder acontecer num set de filmagens”.
Na própria conta de Alec Baldwin, os fãs já começaram a deixar mensagens de apoio e solidariedade ao ator.