Saímos de Lisboa às seis da manhã a caminho do Alentejo, para nos encontrarmos com Inês Eugénio de Almeida, influencer digital, de 28 anos. Três horas e pouco depois chegamos à Herdade da Negrita, um agroturismo que gere e que é propriedade da sua família, situado na fronteira com Espanha, a poucos quilómetros de Moura e Serpa, em Santo Aleixo da Restauração. Por entre oliveiras e sobreiros percorremos os 3.500 hectares, que albergam vacas, bezerros e porcos pretos. Já cheira a Natal.
Há luzes nos pinheiros, lenha a crepitar nas duas grandes lareiras tipicamente alentejanas e marshmallows prontos para serem assados na fogueira. Duas mesas estão postas, a principal no alpendre do pátio andaluz, em tons de verde e castanho. Sobressaem os individuais brancos com pormenor em dourado e os guardanapos em linho com pinhas bordadas que fazem parte da coleção de Inês para a Aida Home Living, marca de têxteis para a casa made in Portugal.
Enquanto apreciamos a decoração alusiva à quadra, Sebastião, de quatro anos, Lourenço, de três, e Benjamim, de um, conquistam-nos com os seus sorrisos. O entusiasmo com a novidade dura pouco e rapidamente dispersam para se entreterem em correrias pelo jardim. Apresentam-nos o Jack Russell que dá pelo nome de Alaska e o borrego Brownie. Mostram-nos como são livres no campo. E, sobretudo, felizes.
Uma entrevista para ler na edição n.º 1374 da revista CARAS