Raquel Prates, de 45 anos, usou as redes sociais para comunicar que vai passar, em breve, por um procedimento cirúrgico: “Eu sofro de endometriose e adenomiose, e vou fazer uma histerectomia total com excisão de todas as lesões provocadas pela doença, no próximo dia 17 de fevereiro”.
No mesmo texto, a empresária diz ter decidido tomar esta situação pública como forma de sensibilizar para a doença, informar outras mulheres e lutar para que haja uma maior agilidade no diagnóstico desta condição e tratamento de lesões. “É imperativo que haja um diagnóstico precoce para que as pacientes recebam o tratamento mais adequado atempadamente, evitando a progressão da doença e outras complicações mais graves”, afirma, revelando: “Vou ‘dar’ o rosto e mostrar-vos o meu percurso do antes, e depois da cirurgia com todas as informações que considero essenciais”.
Reconhecendo que esta decisão acarreta uma“exposição enorme” da sua intimidade e vida pessoal, afirma: “Este é um problema de saúde pública, não é apenas um problema de quem dele padece. Afecta 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva em todo o Mundo. Agradeço, desde já, o vosso apoio e espero que respeitem esta decisão”.