Leonardo DiCaprio doou 10 milhões de dólares, o que equivale a mais de 9 milhões de euros, para ajudar a Ucrânia, que enfrenta uma guerra desde o dia 24 de fevereiro, data em que a Rússia invadiu o país. O ator de Hollywood mostrou-se preocupado com a nação onde tem raízes, e dedicou a generosa doação à sua avó, que faleceu em 2008.
Elena Stepanovna Smirnova, a avó materna de DiCaprio, nasceu na cidade portuária de Odessa, uma das mais fustigas pela guerra e emigrou para a Alemanha em 1917.
O Fundo de Investimento Internacional de Visegrado, uma aliança de cooperação formada pela Hungria, Polónia, Chéquia e Eslováquia, assinalou o dinheiro transferido pela estrela de cinema americana como o maior donativo feito por uma pessoa, até ao momento.
A atriz ucraniana Mila Kunis e o marido, Ashton Kutcher, doaram 3 milhões de dólares para ajudar os refugiados que continuam a fugir do seu país natal, devido ao conflito com a Rússia. O casal de atores lançou uma campanha com o nome “Fique com a Ucrânia”, na plataforma GoFundMe, no início do mês de março. O objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares para as organizações Flexport.org e Airbnb.org, que, segundo eles, são as “duas organizações que estão a fornecer ativamente ajuda imediata para aqueles que mais precisam”.