Emma Watson foi uma das estrelas que subiu ao palco dos BAFTA este domingo, dia 13. A atriz de 31 anos foi convidada para anunciar um dos prémios do certame britânico dedicado ao cinema. E muitos entendem que fez um comentário direcionado a J.K. Rowling, autora da saga de livros “Harry Potter”, que deram origem aos filmes que trouxeram Emma para o estrelato.
Tudo começou quando Rebel Wilson, a apresentadora da cerimónia, a anunciou. “Para apresentar o próximo prémio, Emma Watson. Ela diz que é uma femininista, mas todos nós sabemos que é uma bruxa”, disse a anfitriã, fazendo referência ao papel da atriz como Hermione Granger.
Já no púlpito, Emma respondeu ao comentário de Rebel. “Estou aqui por todas as bruxas”. Ora, para muitos internautas, estas palavras foram dirigidas a J. K. Rowling e mais uma reação da atriz a uma controvérsia que envolve a escritora. Tudo começou quando a autora escreveu tweets sobre género biológico, o que provocou o seu cancelamento por parte da comunidade transgénero. É que Rowling chegou a referir que não considerava mulheres trans efetivamente mulheres.
Se o comentário de Emma foi mais discreto, o mesmo não se pode dizer de um feito por Rebel Wilson. Ao brincar sobre a perda de peso que registou nos últimos dois anos, a apresentadora brincou: “Fiz uma grande transformação. Espero que a J. K. Rowling aprove”.
Na internet, há vozes a elogiarem as duas atrizes, mas também outras que as condenam pela forma como continuam a lidar com o assunto.