Morreu Álvaro Caneças. O empresário tinha 88 anos e parte três anos após a companheira, Jô Caneças, a quem foi dedicado até ao fim.
A notícia foi avançada na madrugada de dia 17 para 18 por Lili Caneças, a primeira mulher do empresário, que publicou nas redes sociais uma última homenagem. “Foi aqui, na Taverna do Embuçado do João Ferreira Rosa, que o meu ex-marido Álvaro Caneças me pediu em casamento no ano de 1965. Era igual ao Marcello Mastroianni, parecia saído dum filme do neo-realismo italiano , o casamento durou 17 anos e a maior felicidade foi o nascimento dos meus filhos, João e Rita. Hoje partiu, de madrugada.Sinto muito por vós meus filhos… que descanse em paz! Não vou fazer mais nenhum comentário sobre este assunto, Álvaro Caneças 1933-2022”, escreveu a socialite.
Álvaro Caneças teve dois filhos com Lili, João, de 55 anos, e Rita, de 53. O empresário separou-se da socialite ao fim de 17 anos de casamento e depois apaixonou-se por Jô Caneças, com quem esteve até à morte desta, em março de 2019. A perda da mulher e a pandemia que se seguiu afastaram-no dos eventos sociais, que tanto apreciava.
Numa entrevista dada em 2016 a um programa de televisão, Jô Caneças explicou como era a relação que tinha com o companheiro, revelando o motivo para os dois nunca terem subido ao altar, apesar de apaixonados. “Se não estou casada com ele é porque não quero! Ele está divorciado e já estava divorciado quando nos conhecemos. Fui eu que não me quis casar e, ao assumi-lo agora, as pessoas ficam a saber que, se estou com o Álvaro, é porque gosto mesmo dele. É por amor”, afirmava, garantindo acreditar que o casamento não fazia uma relação: “Mesmo não havendo um papel assinado, sinto-me casada. Para todos os efeitos, eu sou a mulher dele, tenho os meus direitos à mesma. Gosto dele, ele gosta de mim e é assim que nos sentimos bem. Estamos juntos até ao fim da vida. O Álvaro é a metade da minha laranja, é a minha alma gémea. Completamo-nos”.