Troy Kotsur venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário graças à perfomence no filme “CODA”. Um momento que emocionou o Dolby Theatre, em Hollywood. É que o ator de 53 anos fez História ao tornar-se no primeiro homem surdo a conquistar este galardão.
O público presente congratulou o ator através de língua gestual. Já em palco, Kotsur dedicou o prémio à comunidade de surdos. “É incrível estar aqui, nesta jornada. Nem acredito que estou aqui. Muito obrigado aos membros da Academia por reconhecerem o meu trabalho”, declarou.
Kotsur também mencionou o pai, que considera um dos melhores comunicadores que conheceu e que ficou paralisado do pescoço para baixo devido a um acidente. Como tal, ficou impedido de comunicar com o filho por língua gestual. “Pai, aprendi muito contigo. Vou sempre amar-te. És o meu herói”.
Recorde-se que Marlee Matlin foi a primeira pessoa surda a ser distinguida pela Academia de Hollywood. Tal aconteceu em 1988, graças ao desempenho no filme “Filhos de um Deus Menor”. Curiosamente, Matlin também esteve em “CODA”.