O Palácio de Buckingham recusou-se, até agora, a comentar se (ou quando) a rainha falou com o ainda primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, desde que este anunciou a sua demissão na manhã da quinta-feira, dia 7 de julho.
Sabe-se que Isabel II, que reside agora no Castelo de Windsor, teve a audiência semanal por telefone com Johnson na noite de quarta-feira. O líder do governo britânico disse ter contactado a monarca durante a manhã, antes de anunciar a sua decisão de renunciar ao cargo, embora o Palácio não tenha confirmado esta informação.
De recordar que Johnson, de 58 anos, anunciou a sua decisão, avisando que vai manter-se em funções até que o partido conservador encontre um novo líder. “É clara a vontade do Partido Conservador parlamentar de que deve haver um novo líder do partido e, portanto, um novo primeiro-ministro”, disse no momento em que comunicou a demissão numa declaração ao país.
Esta decisão acontece depois de nas últimas 48 horas mais de meia centena de ministros, secretários de estado e chefes de gabinete terem apresentado demissão.