O tema da diversidade e inclusão tem suscitado um debate cada vez maior. O Grupo Ageas Portugal defende a importância do papel e da responsabilidade das empresas nesta área e apoia a diversidade como um dos fatores cruciais para o seu crescimento e desenvolvimento.
O referido Grupo é a primeira empresa no País a ter associações de cariz social a explorar espaços comuns dos seus edifícios – em Lisboa conta com o Café Joyeux, a CRESCER e a SEMEAR. É também o primeiro grupo segurador do mundo a utilizar o código ColorADD® – sistema de identificação de cores para daltónicos.
É importante para o Grupo continuar a incentivar a aceitação da diferença enquanto potencial, e da igualdade, como motor de promoção dos Direitos Humanos, sem que ninguém fique para trás. A Ageas tem estado a atuar neste sentido e espelho disso foi o debate que promoveu ontem, quarta-feira, com as instituições que acolhe no seu edifício, sob o mote “Por um Mundo sem Rótulos”.
O discurso de abertura foi realizado pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que defendeu o combate à exclusão social, através de uma estratégia concertada entre organismos públicos e privados. Com a moderação de Catarina Furtado, a conferência pretendeu impulsionar o diálogo para reforçar a integração de pessoas em risco de pobreza ou com doenças cognitivas.
Para reforçar a importância do Grupo ao incluir este tipo de instituições no dia-a-dia de todos os Colaboradores, existiu ainda uma festa de celebração da diversidade e inclusão no rooftop do edifício, com diversas iniciativas e ainda com transmissão em direto de uma edição especial do Programa Café da Manhã da RFM e com presença de avós como promotoras do evento.
Existe, ainda, um grande caminho a ser percorrido para ser possível dar resposta a este desafio, no entanto a Ageas quer ser um exemplo para outras empresas, na construção de um mundo mais diverso e inclusivo.