Adriano Luz é o vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator de Teatro, um prémio que recebeu na noite deste domingo, dia 2 de outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
O ator recebeu o galardão pela sua participação na comédia “Um, dois três!”, de Ferenc Molnár. A peça foi escrita em 1929, após a primeira viagem do escritor húngaro aos Estados Unidos, e conta uma história que gira em torno das práticas capitalistas num ano em que se registou o ‘crash’ da Bolsa de Nova Iorque, num dia que ficou conhecido como “quinta-feira negra” e que originou uma grave crise económica.
Na trama, Adriano Luz dá vida a Norrison, dirigente de um grupo bancário de primeiro plano, a quem a vida corria de feição e que se preparava para umas férias em família na montanha. No entanto, a sua vida sofre um percalço quando Lydia – a filha de um milionário americano com o qual Norrison ambiciona fechar um negócio e que tem estado a passar uns meses na Europa ao cuidado da família Norrison -, se decide casar em segredo com um taxista comunista.
Perante a iminente visita dos pais de Lydia, e para que estes não descubram que a filha se casou com um comunista de uma classe social mais baixa, Norrison tem apenas uma hora para ‘transformar’ o motorista de táxi no presidente da União de Fábricas de Automóvel.
A peça foi produzida pela Ar de filmes/Teatro do Bairro e esteve em cena entre 1 de dezembro de 2021 e 16 de janeiro de 2022.