Elizabeth Debicki vai dar vida a princesa Diana na quinta temporada do aclamado drama da Netflix ‘The Crown’ e revela ter sentido medo ao aceitar interpretar o papel. Com estreia marcada para dia 9 de novembro, a quinta temporada irá focar-se no período entre 1991 e 1997 e, portanto, mostrar a então princesa de Gales durante os momentos mais complicados da sua vida, o fim do casamento e o mediatismo da relação extraconjugal. No entanto, é expectável que só a sexta e última temporada venha a focar a morte de Diana.
Nesta linha, a plataforma de streaming já confirmou que a próxima temporada da série vai mesmo fazer referência à polémica entrevista que a princesa Diana deu a Martin Bashir para a BBC em 1995. Esta decisão está a gerar algum descontentamento dentro da família real britânica e o herdeiro ao trono, príncipe William, já expressou que não está muito feliz com a decisão, uma vez que considerava a entrevista como “antiética”, alegando que esta desencadeou acontecimentos que o levaram a perder a mãe, dois anos depois. Inicialmente os fãs acreditavam que a série iria apenas retratar alguns segundos da entrevista. Contudo, sabe-se agora que esta terá mais de quatro minutos de exibição.
Assim, a somar ao descontentamento com a dimensão do papel, a atriz já admitiu que se sentiu “sobrecarregada” no início. “É uma armadilha, não é? Terreno pantanoso. Eu estava encostada no lava-loiças da cozinha a pensar: ‘Eu não posso fazer isto.'”, contou, em entrevista à Vogue britânica, referindo-se ao momento em que ponderou sobre aceitar interpretar a princesa. Só mais tarde, quando começou a ler o guião, é que aceitou a ideia e a sua perspetiva mudou, ainda que a dimensão do papel que iria interpretar tenha ajudado a que o sentimento de medo prevalecesse.
Sobre se conhece algum elemento da família real, a atriz respondeu que não, que talvez nunca venha a conhecer, mas que o príncipe Harry lhe “parece engraçado”. “Todos os que trabalham na série têm uma ideia de como deve ser extremamente difícil nascer nesta vida”, disse, sublinhando a pressão e escrutínio que a família real está sujeita desde início.
Recorda-se que nas temporadas anteriores, Diana foi interpretada pela atriz Emma Corrin, que deu vida à personagem durante os primeiros anos da sua relação com o atual rei britânico, Carlos III.