Donald Trump anunciou oficialmente na última terça-feira, dia 15, que irá concorrer à presidência dos EUA em 2024. “O retorno da América começa agora. (…) Para tornar a América grande e gloriosa novamente, anuncio esta noite a minha candidatura à presidência dos Estados Unidos”, afirmou o ex-presidente, rodeado pela família, na sua casa em Mar-a-Lago, um resort de luxo localizado em Palm Beach, Flórida.
Determinado a regressar à Casa Branca, Trump contou com o apoio da mulher, Melania, e do filho mais novo, Baron, do filho Eric e da mulher, Lara, bem como o genro Jared Kushner, marido de Ivanka Trump, e de Kimberly Guilfoyle, namorada de Donald Jr. Para passar uma imagem de estabilidade, o ex-presidente fez o anuncio de mãos dadas com a mulher, afastando os comentários que colocam em causa a relação dos dois.
Apesar da frente unida composta, a ausência da filha Ivanka não passou despercebida. Enquanto que o marido, Jared, que foi assessor de Donald Trump durante o seu mandato anterior, fez questão de estar presente durante o anuncio, a filha mais velha do antigo presidente, que também teve um papel importante durante a sua primeira presidência, emitiu um comunicado no dia do anúncio para explicar que não irá acompanhar o pai neste percurso. “Eu amo muito o meu pai. Mas desta vez escolho priorizar os meus filhos e a minha vida privada com minha família e ficar fora da política”, referiu.
O anúncio foi feito apenas dois dias depois de Trump ter acompanhado a filha Tiffany ao altar no mesmo resort, pelo que foi justificado a ausência desta durante o anuncio. Já Donald Jr não conseguiu chegar a tempo devido a um atraso no seu voo por condições climatéricas adversas.