Hugo Madeira é fundador da Clínica Hugo Madeira – Estética & Implantologia Avançada, situada no centro de Lisboa, onde, com a ajuda de uma equipa especializada, trata da saúde dos dentes e esculpe sorrisos mais bonitos e confiantes. Depois de dois anos a aprender a “sorrir com os olhos”, por culpa das máscaras a que a Covid-19 nos obrigou, chega o crescimento da estética dental. A CARAS conversou com o médico e cirurgião oral sobre aparelhos invisíveis, facetas dentárias, uso de botox e outras técnicas inovadoras que permitem melhorar a estética dos dentes, com efeitos positivos a nível social e psicológico.
– Para além dos cuidados de saúde oral, existem cada vez mais pessoas a preocuparem-se com a estética dos seus dentes e sorriso.
Hugo Madeira – Sem dúvida. Acho que já existe uma noção generalizada da importância que o sorriso tem nas nossas vidas. Não falamos apenas de sorrisos perfeitos, falamos essencialmente de termos um sorriso que nos deixe confortáveis e confiantes.
– Quais são os requisitos para ter dentes bonitos?
– Tal como em todas as áreas, o conceito de “sorriso bonito” é subjetivo. Para mim, um sorriso bonito é um sorriso saudável e de aspeto natural.
– Quais são as técnicas mais utilizadas para tratar da estética do nosso sorriso?
– Tudo depende do estado de saúde dos pacientes. Para alguns pacientes poderá bastar uma restauração estética, para outros a utilização de aparelho durante seis meses a um ano, para outros poderá ser colocar um implante unitário, devido à ausência de um dente. Nos casos mais graves, poderá ser necessário realizar uma cirurgia de carga imediata, onde colocamos implantes em toda a cavidade oral.
– Quando um paciente agenda uma consulta na sua clínica para melhorar a estética do sorriso, é atendido por uma equipa multidisciplinar. Que tipo de aconselhamento é prestado a essa pessoa?
– O aconselhamento que é dado está dividido essencialmente em duas áreas. Numa primeira fase, abordamos o estado da saúde oral dos pacientes e, numa segunda fase, abordamos a estética. Esta consulta multidisciplinar traz-nos muitas vantagens, das quais destaco a capacidade de sermos mais objetivos nos tratamentos, de otimizarmos as vindas dos pacientes à clínica, para que possam realizar mais tratamentos em menos visitas, e da qualidade dos cuidados médicos prestados, uma vez que cada passo do tratamento será realizado por um médico cujas valências estão completamente orientadas para a área em questão.
– Quais são as principais queixas estéticas dos seus pacientes? O que é que mais querem mudar no seu sorriso?
– As principais queixas prendem-se com a ausência de um ou mais dentes e dentes desalinhados, que necessitam de tratamento ortodôntico.
– Cuidar do nosso sorriso tem um efeito físico e também psicológico. Sente isso através dos seus pacientes?
– Sem dúvida, e isso é precisamente o que mais me apaixona no meu trabalho. É impressionante a mudança que vejo nos meus pacientes após conseguirem os resultados que procuram. Quem não vive no mundo da medicina dentária pode não ter esta noção, mas muitos dos meus pacientes “renascem” após terminarem os tratamentos. As mudanças que resultam de uma autoconfiança restabelecida afetam em muito a nossa forma de estar na vida, e isso reflete-se numa melhoria da sua vida pessoal e profissional.
As modernas facetas dentárias
– Em que consistem as facetas dentárias?
– A faceta é um revestimento cerâmico, fino, duradouro e resistente, que possibilita tanto a transformação profunda de um sorriso como uma abordagem mais conservadora, num só dente. É um tratamento adequado para ajudar a corrigir problemas estéticos que o impedem de ter o sorriso bonito que sempre desejou.
“As facetas dentárias permitem a transformação profunda de um sorriso.”
– Os preços de uma faceta oscilam entre que valores?
– Existem vários fatores que influenciam os valores das facetas dentárias, desde os materiais, as técnicas utilizadas, o dente que carece de tratamento e, claro, a própria clínica onde são efetuados os tratamentos. Referindo-me a valores aproximados, uma faceta dentária pode oscilar entre os 650 e os 1250 euros.
– Já é possível desenhar digitalmente um sorriso para que o paciente veja como irá ficar depois de colocadas as facetas?
– Sim, é possível, através da utilização do Digital Smile Design como ferramenta de planeamento de um sorriso, que tem um papel fundamental no processo de reabilitação, e é possível perceber e ver digitalmente como ficará o sorriso antes mesmo de começar o tratamento.
– As facetas dentárias são duradouras?
– Com os cuidados adequados, as facetas podem sobreviver décadas. Existem artigos científicos que indicam uma durabilidade entre 10 a 20 anos. Contudo, com os avanços tecnológicos e científicos que temos vindo a verificar na medicina dentária, dependendo da qualidade dos materiais e do grau de adesão das facetas, estou convicto de que podem durar uma vida.
– Que cuidado devemos ter depois de colocadas as facetas definitivas?
– Após a colocação de facetas, deve tratá-las da mesma forma que cuida dos seus dentes naturais, através de uma escovagem regular e do uso de fio dentário. Além disso, é muito importante manter as visitas regulares ao dentista e consultas de higiene oral, para que seja feito o devido acompanhamento do estado da saúde oral do paciente.
Corrigir um sorriso gengival
– Como se corrige um sorriso gengival?
– Sorriso gengival é a denominação para a exagerada exposição de gengiva superior, que fica mais evidente quando a pessoa sorri. Este é considerado um “problema” por parte dos pacientes, no sentido em que pode estar diretamente relacionado com uma baixa autoestima e desconforto estético. Existem várias opções de tratamento, dependendo do diagnóstico clínico, que vão desde a gengivectomia até à ortodontia (uso de aparelhos dentários), passando pela toxina botulínica (botox).
– Que efeito tem o botox?
– Para quem sofre de hiperatividade muscular labial, este é um dos tratamentos mais preconizados. A aplicação de toxina botulínica diminui a força da musculatura, inibindo a contração labial e a exposição gengival. Este é um tratamento simples, rápido e indolor, no entanto, para manter o seu efeito é necessário repetir o tratamento num período geralmente de três a quatro meses.
Alinhadores invisíveis para dentes mais bonitos
– Os alinhadores invisíveis são usados por cada vez mais pessoas. O que podemos esperar do uso de um alinhador deste tipo?
– Um tratamento ortodôntico mais confortável, em que podemos remover o alinhador para comer qualquer alimento, assim como fazer uma boa higiene dentária. Resultados rápidos e notórios logo a partir dos primeiros meses, com um aparelho praticamente invisível. Menos urgências e idas ao dentista, pois o sistema está desenhado com uma previsibilidade que permite consultas com maior espaço de tempo.
– A partir de quando se começam a ver resultados?
– Depende de cada caso, mas maioritariamente os resultados podem ser sentidos logo a partir do primeiro alinhador, onde se começa a sentir mais facilidade em fazer a higiene com o fio dentário, pois iniciamos a expansão dentária. Por norma, um tratamento pode variar entre quatro a seis meses, quando estamos apenas a tratar um pequeno alinhamento, mas poderá estender-se até 24 meses. Claro que a dificuldade do caso é diretamente proporcional ao tempo de tratamento.
– Os preços oscilam entre que valores?
– São vários os fatores que condicionam os custos de um tratamento ortodôntico, desde o estado da saúde oral do paciente até aos objetivos que ele pretende atingir. Contudo, no caso de tratamentos com aparelho invisível, os valores podem oscilar entre os 2800 e os 5500 euros, aproximadamente.
– Existe uma idade estabelecida a partir da qual já não é útil seguir um tratamento ortodôntico?
– A idade não é de todo uma contraindicação para o tratamento ortodôntico. A resposta biológica é semelhante em todos os pacientes adultos.
Branqueamento de dentes
Em que consiste?
É um tratamento estético em que há um aclaramento do tom do dente. Este processo é realizado através da aplicação de um princípio ativo (peróxido de hidrogénio ou carbamida) que, através de uma ação química, altera a cor do dente.
Os preços variam entre que valores?
Os valores variam entre 350 (branqueamento em ambulatório) e 500 euros (em consultório).
Com que frequência deve ser feito?
Deve existir um intervalo de pelo menos seis meses entre cada tratamento.
Danifica os dentes?
Não danifica a estrutura dentária e é completamente seguro quando realizado e acompanhado por profissionais de saúde oral.