![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2022/12/221222_Ruy-de-Carvalho-JLi4773_aa-713x1080.jpg)
No passado dia 26 de novembro, João de Carvalho, de 67 anos, foi internado na Unidade de Neurologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permaneceu durante nove dias e de onde saiu com um diagnóstico de esgotamento. Dois dias depois, o ator esteve connosco e contou como tudo aconteceu: “Eu sabia que não estava bem e tive dúvidas se deveria entrar em cena [na peça A Noite, no Teatro Eunice Muñoz], mas o público merece-me todo o respeito. Mas também deve perceber que nós somos seres humanos como os outros. Quando entrei em palco, disse as primeiras falas todas e quando cheguei mesmo em frente ao público parei e tive uma branca. E via na cara das pessoas que estavam a aperceber-se do que se estava a passar. A minha consciência do que se estava a passar surgiu com a cara de terror dos meus colegas. Depois de tudo, percebi, e penso que não me vou esquecer, que não posso abusar desta máquina. Felizmente, o meu cérebro não teve absolutamente nada. O grande receio dos médicos e da equipa extraordinária que me seguiu era que eu tivesse tido algum AIT [acidente isquémico transitório]. Mas não, pura e simplesmente o corpo desligou, fez um reset.”
“O grande receio dos médicos era que eu tivesse tido algum AIT. Mas não, pura e simplesmente o corpo desligou, fez um ‘reset’.”
No dia seguinte ao nosso encontro, João já estava de novo em palco, em Barcelos, desta vez na peça Um Amor de Família [com Sofia Alves]. Mas prometeu que depois disso irá descansar: “No dia 21 embarco com o meu filho mais velho [João Ricardo], nora e netos para São Miguel, pois a mulher dele é de lá. Vou passar os primeiros dias em casa dos sogros do meu filho, o Natal será passado lá, e depois vou para o hotel de um amigo, quase irmão, de dia 27 até dia 5 de janeiro. Vou passear, relaxar e descansar. Quando chegar, vou para o Teatro Sá da Bandeira com a Sofia e depois volto a entrar em retiro.”