O romance da socialite espanhola nascida nas Filipinas, ex-mulher de Julio Iglesias, com o escritor e prémio Nobel peruano foi conhecido em 2015, depois de ambos terem coincidido numa visita ao então príncipe Carlos no Palácio de Buckingham. Isabel Preysler estava viúva do seu terceiro marido, o economista e político Miguel Boyer, desde o ano anterior (entre este e Iglesias foi casada com o marquês e empresário Carlos Falcó), e Mario Vargas Llosa estava separado da mulher, Patricia. A amizade de Preysler e Llosa era antiga, vinha desde os anos 80, quando ela o entrevistara, mas o romance despertou nessa viagem e pôs o casal nas primeiras páginas das revistas de sociedade.
Uma cena de ciúmes terá feito o escritor sair da casa onde vivia com a empresária. Um problema recorrente que acabou por ditar o fim do romance.
Oito anos depois, Isabel Preysler, de 71 anos, revela na revista espanhola Hola! que estão separados. “Decidimos pôr fim à nossa relação definitivamente”, declarou, pedindo a todos que respeitem a sua decisão de não fazer mais comentários sobre o assunto. Mas o artigo adianta, de acordo com o que foi apurado junto de fontes próximas do casal, que uma cena de ciúmes em meados de dezembro terá feito o escritor, de 86 anos, abandonar a casa dela, onde moravam juntos, e mudar-se para a sua, no centro de Madrid. A Hola! acrescenta ainda que em maio já ocorrera uma situação semelhante, sendo os ciúmes um problema recorrente na relação. A reconciliação parece completamente posta de parte, segundo a fonte que falou com a revista espanhola.